Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rejane Aguiar da-
dc.date.accessioned2018-03-23T12:15:13Z-
dc.date.available2018-03-23T12:15:13Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Rejane Aguiar da. O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulando. 2017. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3015-
dc.descriptionAcompanha: O gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulandopt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation exposes the results of a research based on a interventive and qualitative method. The main focus is the development of an educational product which contemplates the multiliteracy, initiated by the discursive genre of the fable applied at a middle school in the city of Cambé, the Brazilian state of Paraná. The research’s subject is approached with theoretical assumptions directed to the literary and discursive genres, the multiliteracy, the new information technologies and, particularly, the act of teaching itself (BAKHTIN, 1997, ADAM, 2011, 2017, ROJO AND BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). The guiding question focuses on the pedagogical need to advance qualitatively in didactic activities regarding the Portuguese Language, through the digital environment. The aim is to articulate a interventional experience which incorporates the virtual environment and the social networks to classes, that being parallel to a didactic sequence which integrates the official Teaching Work Plan. This concept allowed for the development of the website “(Con)fabulando” and of its teaching sequence, which resulted in the development of the intended educational product, as well as activities used during the internship part of the Master’s traineeship. The results of the product’s application reveal positive data regarding the integration of the teacher / student / curriculum. Furthermore, the didactic sequence is shown to facilitate its use in other discursive and literary genres, given the need to introduce multiliteracy in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura didáticapt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDidactic literaturept_BR
dc.subjectFablespt_BR
dc.subjectWeb sitespt_BR
dc.titleO gênero fábula em ambiente digital numa proposta didática rumo aos multiletramentos: confabulandopt_BR
dc.title.alternativeGenre fable on digital environment in a didatic proposal towards multiliteracypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação expõe os resultados de uma pesquisa de caráter interventivo-qualitativo. Tem como enfoque, principalmente, o desenvolvimento de um produto educacional que contempla os multiletramentos, tendo como gatilho o gênero discursivo literário fábula aplicado em uma escola de Cambé-PR. O tema é tratado tendo em vista pressupostos direcionados aos gêneros discursivos e literários, aos multiletramentos, às novas tecnologias de informação e, de maneira particular, ao ensino (BAKHTIN, 1997; 2003; ADAM, 2011; 2017; ROJO E BARBOSA, 2015; COSSON, 2014). A questão norteadora concentra-se na necessidade pedagógica de avançar qualitativamente nas atividades didáticas em Língua Portuguesa, via ambientação digital. A partir de uma experiência interventiva, contempla-se a incorporação da ambientação virtual e das redes sociais às aulas, mediante uma sequência didática que integre o Plano de Trabalho Docente do professor, sendo este, portanto, o principal objetivo do trabalho. Essa rede conceitual permitiu o desenvolvimento do website (Con)fabulando e da sequência didática nele disposta, construindo juntos o produto educacional da pesquisadora, além das atividades aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado. Os resultados da aplicação do produto revelam dados positivos no que diz respeito à integração professor/aluno/conteúdo escolar, além da sequência didática possibilitar a sua utilização em outros gêneros discursivos e literários, frente à necessidade de inserção dos multiletramentos na escola.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1151221241889456pt_BR
dc.contributor.advisor1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514720362657123pt_BR
dc.contributor.referee1Catelão, Evandro de Melo-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee3Nantes, Eliza Adriana Sheuer-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Silva, Rejane Aguiar da_2017.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Silva, Rejane Aguiar da_2017_1.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons