Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilvestre, Carolina Bueno-
dc.date.accessioned2022-11-08T20:11:38Z-
dc.date.available2022-11-08T20:11:38Z-
dc.date.issued2022-09-28-
dc.identifier.citationSILVESTRE, Carolina Bueno. Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30049-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnitapt_BR
dc.description.abstractThis work refers to a master's research in Mathematics Teaching that aimed to understand how students of the 7th year of Elementary School deal with the Tasks of Analysis of Written Production (TAPE), in the classroom, in the teaching of Equations of the 1st grade with one unknown. This research presents a methodology focused on a qualitative perspective in the teaching of Mathematics and, in it, we will present the elaboration and application of TAPE in two classes of the 7th year of Elementary School of a municipal public school in Ourinhos SP. For the development of this investigation, there were three moments of intervention: the first, to collect the written productions of the students of the 9th year of Elementary School, through the resolution of a list of questions of a task; the second, of elaboration of the Tasks of Analysis of the Written Production from the collected answers; finally, the third moment, of application of TAPE in teaching the content of 1st grade Equations with one unknown, for two classes of students in the 7th year of Elementary School. The analysis and results achieved show that the use of TAPE as a teaching strategy can promote positive results in students' learning regarding the content of the 1st degree Equation with an unknown, when considering the dynamics of the classroom, with the collective discussions promoted between students, making them active characters in the construction of their own mathematical knowledge. Thus, we seek with this work to be able to contribute with teachers and students in the teaching and learning process of 1st degree Equations with an unknown, suggesting and presenting TAPE as a teaching strategy focused on classroom work, and also for the Mathematics Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.titleTarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnitapt_BR
dc.title.alternativeWritten production analysis tasks for teaching first degree equations with one unknownpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se refere a uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática que teve por objetivo compreender como os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental lidam com as Tarefas de Análise da Produção Escrita (TAPE), em sala de aula, no ensino de Equações do 1º grau com uma incógnita. Essa pesquisa apresenta metodologia voltada à perspectiva qualitativa no ensino de Matemática e, nela, apresentaremos a elaboração e a aplicação das TAPE em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Ourinhos SP. Para o desenvolvimento dessa investigação, deram se três momentos de intervenção: o primeiro, de coleta de produções escritas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da resolução de uma lista de questões de uma tarefa; o segundo, de elaboração das Tarefas de Análise da Produção Escrita a partir das respostas coletadas; por fim, o terceiro momento, de aplicação das TAPE no ensino do conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita, para duas turmas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A análise e o resultado alcançados mostram que o uso das TAPE como estratégia de ensino pode promover resultados positivos na aprendizagem dos alunos quanto ao conteúdo de Equações do 1º grau com uma incógnita, em se considerando a dinâmica de sala de aula, com as discussões coletivas ocorridas entre os alunos, tornando os personagens ativos na construção do seu próprio conhecimento matemático. Assim, buscamos com esse trabalho poder contribuir com professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de Equações do 1º grau com uma incógnita, sugerindo a apresentação das TAPE como uma estratégia de ensino voltada para o trabalho de sala de aula, e também para a Educação Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2610383039081697pt_BR
dc.contributor.advisor1Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Dalto, Jader Otavio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7684-2480pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499880434249661pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, João Ricardo Viola dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4560-4791pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1833970791097299pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasproducaoescritaequacoes.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
tarefasproducaoescritaequacoes_produto.pdf664,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons