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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3002
Título: | Ambiente, condições de trabalho e saúde docente em uma universidade pública brasileira |
Título(s) alternativo(s): | Environment, working conditions and faculty health in a Brazilian public university |
Autor(es): | Luz, Jaqueline Galleazzi da |
Orientador(es): | Pessa, Sergio Luiz Ribas |
Palavras-chave: | Professores universitários Avaliação de riscos de saúde Qualidade de vida no trabalho Ambiente de trabalho College teachers Health risk assessment Quality of work life Work environment |
Data do documento: | 8-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | LUZ, Jaqueline Galleazzi da. Ambiente, condições de trabalho e saúde docente em uma universidade pública brasileira. 2017. 76 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar o ambiente, as condições de trabalho e a saúde dos docentes em uma universidade pública brasileira. Para tal finalidade, propôs-se: i) identificar na literatura as principais questões relacionadas ao ambiente, às condições de trabalho e à saúde na profissão docente; ii) examinar os métodos e instrumentos mais utilizados para aferir essas questões; iii) investigar as demandas ergonômicas e de bem-estar dos respondentes; iv) verificar as possíveis associações dos desconfortos nocivos frente às características pessoais, circunstâncias e local de trabalho. Trata-se de um estudo transversal, com 141 profissionais de ensino lotados na instituição. Além dos elementos pré e pós-textuais tradicionais, o referencial teórico, assim como os resultados e sua discussão são apresentados através de dois artigos encadeados, o primeiro teórico-conceitual e o segundo aplicado. A revisão de literatura proporcionou a reunião e síntese, de maneira sistemática, de estudos que abordam os temas: ambiente, condições de trabalho e saúde docente. Esta etapa auxiliou na subvenção de material bibliográfico para o amadurecimento e concretização da pesquisa aplicada. No segundo artigo, investigaram-se as principais demandas ergonômicas e de saúde dos docentes, além de questões sociodemográficas, de ambiente, percepções e relacionamentos no trabalho. Para identificar as regiões corporais acometidas por dor, bem como sua intensidade, recorreu-se ao Diagrama de Áreas Dolorosas, onde as regiões do corpo apontadas com desconforto ou dor pela maioria dos professores foram: cervical, pescoço, regiões superior, central e inferior das costas, ombros direito e esquerdo e o joelho direito. Destaca-se ainda que 97,9% dos professores possuem alguma dor ou desconforto em pelo menos uma região do corpo. O sofrimento psíquico, indicado por meio do Questionário de Saúde Geral (QSG-12), resultou que 35,5% dos respondentes apresentam sofrimento psíquico. A Qualidade de Vida em Voz (QVV), avaliada pelo protocolo homônimo, apresentou escore médio alto, 95,4 (escala de 0 a 100), para os participantes. A partir de testes estatísticos, identificaram-se fatores associados significativamente com estas duas aferições. Para o QGS-12 as características associadas foram: gênero, presença de ruído e temperatura em sala, consideração das sugestões, relacionamento com os colegas e com as chefias, rouquidão ou fraqueza na voz após um dia de trabalho, intensidade do desconforto ou dor no ombro direito, pescoço, cervical, região inferior das costas e ombro esquerdo. Para o QVV as características associadas foram: idade, quantidade de filhos, tempo de instituição, limpeza das salas, relacionamento com os alunos, rouquidão ou fraqueza na voz após um dia de trabalho, sumiço ou mudança repentina no tom da voz, perda temporária da voz, piora na qualidade da voz ao longo dos anos, consulta com especialista por causa da voz, interferência da capacidade auditiva na atividade, intensidade do desconforto ou dor no ombro direito, pescoço e ombro esquerdo. Concluiu-se que este estudo dissertativo será útil para a reflexão e apontamento de caminhos que suscitem a promoção da qualidade de vida e saúde no trabalho, e que possam prover de subsídios os docentes, os gestores e os pensadores de políticas públicas de recursos humanos da instituição. |
Abstract: | This study aimed to analyze the environment, working conditions and health of faculty in a Brazilian public university. For this purpose, it was proposed: i) identify in the literature the main issues related to the environment, working conditions and health in the teaching profession; (ii) examine the methods and instruments most used to assess these issues; iii) investigate the ergonomic and welfare demands of the respondents; iv) to verify the possible associations of harmful discomforts in relation to personal characteristics, circumstances and workplace. This is a cross-sectional study, with 141 teaching professionals in the institution. In addition to the traditional pre and post-textual elements, the theoretical framework, as well as the results and their discussion are presented through two linked articles, the first theoretical-conceptual and the second applied. The literature review provided the systematic gathering and synthesis of studies that address the themes: environment, working conditions and faculty health. This stage assisted in the subsidization of bibliographic material for the maturation and concretization of applied research. In the second article, we investigated the main ergonomic and health demands of teachers, as well as sociodemographic, environmental, perceptions and relationships at work. To identify the body regions affected by pain, as well as its intensity, we used the Diagram of Painful Areas, where the regions of the body pointed with discomfort or pain by the majority of teachers were: cervical, neck, upper regions, central and lower back, right and left shoulder and right knee. It is also noted that 97.9% of teachers have some pain or discomfort in at least one region of the body. The psychological distress, indicated by the General Health Questionnaire (GHQ-12) resulted in 35.5% of respondents have psychological distress. The voice quality of life, estimated by the Voice-Related Quality of Life (VRQOL) protocol, showed high average score for the participants, 95.4 (scale of 0 to 100). From statistical tests, factors significantly associated with these two measurements were identified. For the GHQ-12 the associated characteristics were: gender, presence of noise and temperature in the room, consideration of suggestions, relationship with colleagues and bosses, hoarseness or weakness in the voice after a day of work, intensity of discomfort or pain in the right shoulder, neck, cervical, lower region of the back and left shoulder. For VRQOL, the associated characteristics were: age, number of children, length of institution, cleaning of rooms, relationship with students, hoarseness or weakness in the voice after a day's work, disappearance or sudden change in tone of voice, temporary loss of voice, worsening voice quality over the years, consultation with a specialist because of voice, interference of auditory capacity in the activity, intensity of discomfort or pain in the right shoulder, neck and left shoulder. It was concluded that this dissertation will be useful for the reflection and pointing of ways that promote the quality of life and health at work, and that can provide subsidies for teachers, managers and thinkers of public policies of human resources in the institution. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3002 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas |
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