Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
Título: | Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva |
Título(s) alternativo(s): | Introduction to the concept of exponential function: a perspective to the inclusive education |
Autor(es): | Santos, Jaqueline dos |
Orientador(es): | Tocha, Neusa Nogas |
Palavras-chave: | Funções exponenciais Educação inclusiva - Santa Catarina Deficientes Braille (Sistema de escrita) Jovens deficientes - Educação - Santa Catarina Inclusão escolar - Legislação Matemática - Estudo e ensino Livros didáticos Matemática Exponential functions Inclusive education - Santa Catarina People with disabilities Braille Youth with disabilities - Education - Santa Catarina Mainstreaming in education - Law and legislation Mathematics - Study and teaching Textbooks Mathematics |
Data do documento: | 23-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SANTOS, Jaqueline dos. Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
Resumo: | Embasada nas dificuldades para ensinar Função Exponencial no Ensino Médio, o presente trabalho apresenta uma sequência didática para introduzir o conceito de função exponencial, aplicada com alunos regulares e inclusos. A aplicação aconteceu em duas escolas da rede estadual de Santa Catarina e envolveu uma turma regular de 1ª série e dois alunos inclusos (sendo um deficiente visual e outro deficiente mental) no nível de ensino médio. A abordagem para os alunos inclusos é feita utilizando-se de materiais adaptados, como o Multiplano. O trabalho aborda, também, um breve estudo sobre as deficiências, os avanços na legislação para inclusão de deficientes e as possibilidades de materiais e métodos para o ensino-aprendizagem. |
Abstract: | Based on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina and involved a regular class of 1st grade and two included students (a visualimpaired and a mentally-impaired) in the high school. The approach to the included students is done through the use of adapted materials, as the Multiplano. The research also approaches a brief study about disabilities, the advances in legislation to include disable people and the possibilities of materials and methods to teaching-learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_PROFMAT_M_Santos, Jaqueline dos_2018.pdf | 13,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.