Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29903
Título: Videoanálise no ensino de mecânica: coletânea de vídeos para formação docente continuada
Título(s) alternativo(s): Video analysis in mechanics education: collection of videos for continuing teacher education
Autor(es): Iberss, Patrick
Orientador(es): Lukasievicz, Gustavo Vinicius Bassi
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Professores de física
Educational technology
Learning strategies
Physics teachers
Data do documento: 28-Mar-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: IBERSS, Patrick. Videoanálise no ensino de mecânica: coletânea de vídeos para formação docente continuada. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2022.
Resumo: São diversas as formas com que os docentes podem usufruir das tecnologias disponíveis hoje para sanar, ao menos parcialmente, as dificuldades encontradas no ensino, em especial os desafios no ensino de Física. Diversos estudos demonstram a necessidade de utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, uma vez que estão presentes na vida dos estudantes. Neste trabalho é apresentado a elaboração de uma coletânea de vídeos sobre o uso da videoanálise para o ensino do conteúdo de mecânica na Educação Básica, a aplicação da coletânea de vídeos no formato de uma oficina com ênfase na formação do docente e a análise da aplicação do material no ensino de Física. Com intuito de verificar a aplicabilidade do software Tracker em sala de aula, realizamos uma oficina com docentes e estudantes de licenciatura no qual demonstramos como utilizar o software, os recursos disponíveis e alguns experimentos que podem ser estudados por videoanálise. Após a oficina os participantes relataram como foi a experiencia com o software e sua possível aplicação nas aulas de física no Ensino Médio. Pode-se notar a aceitação dos participantes quanto a utilização do Tracker em sala de aula e comentários positivos relacionadas aos vídeos produzidos. A coletânea de vídeos elaborada e utilizada na oficina foi disponibilizada em um canal específico em plataforma de vídeos para que assim seja alcançado um maior número de discentes e docentes interessados em utilizar a videoanálise para o estudo experimental do movimento dos corpos.
Abstract: There are several ways in which teachers can take advantage of the technologies available today to solve, at least partially, the difficulties encountered in teaching, especially the challenges in physics teaching. Several studies demonstrate the need to use technological resources in the classroom, since they are present in students' lives. This work presents the elaboration of a collection of videos on the use of video analysis for the teaching of mechanics content in Basic Education, the application of the collection of videos in the format of a workshop with an emphasis on teacher training and the analysis of the application of the material in Physics teaching. To verify the applicability of the Tracker software in the classroom, we held a workshop with teachers and undergraduate students in which we demonstrated how to use the software, the available resources, and some experiments that can be studied by video analysis. After the workshop, the participants reported their experience with the software and its possible application in physics classes. It can be noted the acceptance of the participants regarding the use of Tracker in the classroom and positive comments related to the videos produced. The collection of videos created and used in the workshop was made available on a specific channel on a video platform so that a greater number of interested students and teachers can be reached.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29903
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
videoanaliseensino.pdf4,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
videoanaliseensino_produto.pdf2,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons