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dc.creatorNegrini, Mariana Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-10-03T17:43:05Z-
dc.date.available2022-10-03T17:43:05Z-
dc.date.issued2022-06-28-
dc.identifier.citationNEGRINI, Mariana Vasconcelos. Processos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratórias. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29810-
dc.descriptionAcompanha: Será que é possível desenvolver o raciocínio matemático em CDI?: reconhecendo processos de racicínio matemático mobilizados por estudantes de CDI em uma tarefa exploratóriapt_BR
dc.description.abstractThis dissertation analyzes reasoning processes mobilized by Differential and Integral Calculus (DIC) students in discussions from a task of an exploratory nature. The research is qualitative, of interpretative nature, and data collected for analysis are composed of (i) protocols containing written records of the discussions and (ii) audios of the discussions in small groups held in a regular class of the Engineering course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Londrina campus, in the year 2019. The discussions of four groups, consisting of 3 students in each group, were analyzed. The results obtained showed, throughout the discussion, excerpts from the groups, a cyclical movement with back and forth, to reason about mathematical relationships and develop statements. Students raise conjectures and, when conjecturing, three distinct pathways were identified, which are: (i) abandon conjecture definitively or provisionally; (ii) refute such conjectures with empirical justifications or logical reasoning, or without justifications; or (iii) accept the conjectures by trying to recognize and explain the validity (or not) of these statements by justifying them with particular cases or pattern recognition. At times, this movement culminated in extending, to more general situations, the regularities observed in particular cases (generalize).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectDifferential calculuspt_BR
dc.subjectCalculus integralpt_BR
dc.titleProcessos do raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cálculo diferencial e integral em tarefas exploratóriaspt_BR
dc.title.alternativeMathematical reasoning processes mobilized by students of differential and integral calculus in exploratory taskspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação analisa processos de raciocínio mobilizados por estudantes de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em discussões a partir de uma tarefa de natureza exploratória. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo, e dados recolhidos para análise são compostos por (i) protocolos contendo registros escritos das discussões e (ii) áudios das discussões nos pequenos grupos realizados em uma turma regular do curso de Engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Londrina, no ano de 2019. Foram analisadas as discussões de quatro grupos, compostos por 3 estudantes em cada grupo. Os resultados obtidos evidenciaram, ao longo dos trechos de discussão dos grupos, um movimento cíclico, com avanços e recuos, de raciocinar sobre relações matemáticas e desenvolver afirmações. Os estudantes levantam conjecturas e, ao conjecturar, foram identificados três percursos distintos, que são: (i) abandonar conjecturas definitivamente ou provisoriamente; (ii) refutar tais conjecturas com justificativas, ou sem justificativas; ou ainda (ii) aceitar as conjecturas buscando reconhecer e explicar a validade (ou não) dessas afirmações justificando. Em alguns momentos, esse movimento culminou com o estender, para situações mais gerais, as regularidades observadas em casos particulares (generalizar). Com isso parte deste trabalho será sintetizada em um produto educacional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9906-8221pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3669109848174527pt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Elias, Henrique Rizek-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-9660-7303pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1158460330500121pt_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Joana da Fonte Dias Gomes da Mata-
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0002-3446-014Xpt_BR
dc.contributor.referee4Aguiar, Marcia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5824-0697pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9566810844019670pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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