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Título: Estudo investigativo dos defeitos de injeção de buchas de chumbo
Título(s) alternativo(s): An investigative study of lead bushing injection defects
Autor(es): Maruyama, Karina Yumi
Orientador(es): Brondino, Odney Carlos
Palavras-chave: Fundição sob pressão
Ligas de chumbo
Automóveis - Baterias
Solidificação
Die-casting
Lead alloys
Automobiles - Batteries
Solidification
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: MARUYAMA, Karina Yumi. Estudo investigativo dos defeitos de injeção de buchas de chumbo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: O chumbo é um metal não ferroso, que apresenta fácil conformação por possuir um baixo ponto de fusão e uma boa maleabilidade, entretanto é um material que detém de uma elevada taxa de toxicidade aos seres vivos. Atualmente, não se tem mais a produção primária de chumbo no país, toda a produção de chumbo advém de importações e principalmente da reciclagem de baterias chumbo-ácido. Mesmo com a evolução dos carros elétricos, ainda se faz necessário o uso destas baterias chumbo-ácido para o funcionamento destes automóveis. As buchas injetadas de chumbo são utilizadas nas baterias automotivas, onde são soldadas em elétrodos de chumbo, que estão em contato com placas de chumbo e dispersos num eletrólito, gerando assim a passagem de energia para o funcionamento dos automóveis. O processo de fundição sob pressão quando não controlado todos os parâmetros de solidificação do material e da própria injeção, pode ocasionar em defeitos, sendo os principais o de porosidade por contração e por aprisionamento de gases. O presente trabalho tem como intuito o estudo e análise dos defeitos de fundição que ocorrem no processo de injeção de buchas de chumbo, por meio da aplicação de simulações em software de solidificação, ensaios metalográficos e com o embasamento teórico de bibliografias já existentes. Dessa forma, com os resultados das análises foi possível observar os defeitos superficiais de rugosidade e os defeitos internos de microporosidades provenientes tanto da contração do material quanto do aprisionamento de gases.
Abstract: Lead is a non-ferrous metal, which is easy to form due to its low melting point and good malleability, however, it is a material that has a high rate of toxicity to living beings. Currently, there is no longer the primary production of lead in the country, all lead production comes from imports and mainly from the recycling of lead-acid batteries. Even with the evolution of electric cars, it is still necessary to use these lead-acid batteries for the operation of these cars. Lead injected bushings are used in automotive batteries, where they are soldered to lead electrodes, which are in contact with lead plates and dispersed in an electrolyte, thus generating the passage of energy for the operation of automobiles. The pressure casting process, when not controlling all the parameters of solidification of the material and of the injection itself, can lead to defects, the main ones being porosity by contraction and by entrapment of gases. The present work aims to study and analyze the casting defects that occur in the injection process of lead bushings, through the application of simulations in solidification software, metallographic tests, and with the theoretical basis of existing bibliographies. With the results of the analysis, it was possible to observe the surface roughness defects and the internal microporosity defects arising from both material contraction and gas trapping.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29800
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