Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEvangelista, Angela Emi Miyashita-
dc.date.accessioned2022-09-15T14:38:35Z-
dc.date.available2022-09-15T14:38:35Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationEVANGELISTA, Angela Emi Miyashita. O processo ensino­-aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no Noroeste do estado do Paraná. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29629-
dc.description.abstractThe objective of this work was to present the results of a survey on the perception of teachers at an elementary school in the face of the unexpected and unusual situation of the world epidemic of Coronavirus during the year 2020. From March 2020 on in the community Brazilian woman went through a period of social isolation with suspension of face­to­face classes. Since then, the use of digital media has gone from an alternative educational aid to a main tool in the teaching and learning process, in an attempt to reduce the serious damage caused to students across the country. An analysis, in this work, was made from the teaching practices used by teachers that involve digital means at this moment for the classroom. This is an exploratory, exploratory studywith quantitative treatment of data collected by electronic means. The target audience of the research were teachers from a public elementary school I (initial years) in a cityin the Northwest region of the State of Paraná. The questioning that led to the application of this study was related to the positive and negative factors that occurred before and during a pandemic due to the teachers'perception. It was assumed that most teachers did not have a deep knowledge of educational alternatives before the virus arrived, and that, due to forced social isolation, they had to learn new teaching techniques. Among the questions asked to the teachers, it should be raised the previous experiences, the past difficulties, the students' learning, the participation ofthe school, the public power and the previous families of what happened.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleO processo ensino-­aprendizagem no período de isolamento social sob a ótica de professores em uma cidade no Noroeste do estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe teaching­learning process in the period of social isolation from the perspective of teachers in a city in Northwest of the state of Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo, apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de professores de uma escola de Ensino Fundamental diante da situação inesperada e inusitada da epidemia mundial do Coronavírus durante o ano de 2020.A partir do mês de março de 2020 a comunidade brasileira passou por um período de isolamento social com a suspensão temporária das aulas presenciais. A partir de então, o uso das mídias digitais passou de uma alternativa de ajuda educacional para a principal ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem, numa tentativa de reduzir os graves danos causados aos estudantes de todo o país. A análise, neste trabalho, foi feita a partir das práticas docentes utilizadas pelos professores que envolvam as mídias digitais neste momento fora da sala de aula. Trata­-se de um estudo do tipo aplicado, exploratório, com tratamento quantitativo dos dados coletados por meio eletrônico. O público alvo da pesquisa foram professores de uma escola pública de Ensino Fundamental I (anos iniciais) de uma cidade da região Noroeste do Estado do Paraná. O questionamento que levou a aplicação deste estudo relacionou­-se aos fatores positivos e negativos que se sucederam antes e durante a pandemia pela percepção dos docentes. Partiu­-se do pressuposto que boa parte dos docentes não possuíam profundo conhecimento sobre alternativas educacionais antes da chegada do vírus, e que, em função do isolamento social forçado, tiveram que aprender novas técnicas de ensino. Dentre os questionamentos feitos aos docentes, procurou­-se levantaras experiências obtidas, as dificuldades passadas, o aprendizado dos alunos, a participação da escola, do poder público e das famílias diante do ocorrido.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes-
dc.contributor.referee2Mendonça, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de-
dc.contributor.referee3Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoaprendizagemisolamentosocial.pdf735,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.