Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29612
Título: Do papel ao bronze: a mulher em obras de Lygia Fagundes Telles e Maria Martins
Título(s) alternativo(s): From paper to bronze: women in works by Lygia Fagundes Telles and Maria Martins
Autor(es): Santana, Isabela Lovato
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Mulheres na literatura
Escultoras
Mulheres artistas
Mulheres na arte
Mulheres - Brasil - Séc. XX
Telles, Lygia Fagundes, 1923-2022
Women in literature
Women sculptors
Women artists
Women in art
Women - Brasil - 20th century
Data do documento: 7-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTANA, Isabela Lovato. Do papel ao bronze: a mulher em obras de Lygia Fagundes Telles e Maria Martins. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A caracterização feminina em obras de arte parece regularmente seguir os extremos do maniqueísmo, tendo a oposição entre bem e mal relacionada à sua representação desde séculos. Entretanto, com o início da inversão do papel de criatura ao de criadora, a mulher passa a ser retratada de acordo com a sua própria consciência acerca do seu corpo. Valendo-se da expressão de uma poética erótica, artistas como Lygia Fagundes Telles e Maria Martins trazem para as suas criações a noção de que o ser mulher transborda os limites desse corpo, cuja liberdade aos olhos alheios parece monstruosa. Tendo tal ideia como ponto de partida, o presente estudo relaciona contos e esculturas de ambas as artistas, buscando sempre contemplar a essência da mulher como ser livre e multiforme. Para tanto, são mobilizadas noções acerca do ser mulher contidas nos dois volumes de O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir. Além disso, são observados os contos “Antes do Baile Verde” (1970), “Tigrela” (1977), “A Medalha” (1991), “O Jardim Selvagem” (1970) e “O Segredo” (1995), todos presentes na antologia Os Contos (2018), de Lygia Fagundes Telles. However (1944,1947), Glèbe-ailes (1944), N’oublies pas que je viens des tropiques (1945), A Mulher que Perdeu Sua Sombra (1946), Fatalité femme (1948), L’huitième voile (1949) são as obras de Maria Martins que elencam o corpus da dissertação. COUTINHO; CARVALHAL (1994) fundamentam a comparação realizada, juntamente com SONTAG (1987) que alicerça a leitura das obras. A apreciação também conta com a fortuna crítica de Lygia e Maria. GIL (2000) e COHEN (2000) trazem noções a respeito do devir-monstro, essenciais na compreensão da perspectiva adotada no estudo. Como resultado, o trabalho apresenta a noção de que a utilização do monstruoso e do incoerente na obra das artistas ressignifica o que se entende por mulher e, consequentemente, faz serem repensadas as essências dos outros seres.
Abstract: The female characterization in works of art seems to regularly follow the extremes of Maniqueism, having the opposition between good and bad related to its representation since centuries. However, with the beginning of the inversion of the role of creature to creator, women begin to be portrayed according to their own awareness about their own bodies. Using the expression of an erotic poetics, artists such as Lygia Fagundes Telles and Maria Martins bring to their creations the notion that being a woman overflows the limits of the body and its freedom in the eyes of others seems monstrous. Having this idea as a starting point, the present study relates short stories and sculptures of both artists, always seeking to contemplate the essence of women as being free and multiform. To this end, concepts on being a woman, from the two volumes of The Second Sex, by Simone de Beauvoir, are mobilized. In addition, five short stories present in the anthology Os Contos (2018), by Lygia Fagundes Telles, are analysed: “Antes do Baile Verde” (1970), “Tigrela” (1977), “A Medalha” (1991), “O Jardim Selvagem” (1970) and “O Segredo” (1995). However (1944,1947), Glèbe-ailes (1944), N’oublies pas que je viens des tropiques (1945), A Mulher que Perdeu Sua Sombra (1946), Fatalité femme (1948) and L’huitième voile (1949) are the works of Maria Martins that display the corpus of the dissertation. COUTINHO; CARVALHAL (1994) underlie the comparison made, together with SONTAG (1987) that underlies the reading of the works. The appreciation also relies on the critical fortune of Lygia and Maria. GIL (2000) and COHEN (2000) bring understandings about the devirmonstro, essential in understanding the perspective adopted in this study. As a result, the work presents the notion that the use of the monstrous and incoherent in the work of artists resignifies what is meant by women and, consequently, rethinks the essences of other beings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29612
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulherobraslygiamaria.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons