Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29587
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSkodowski, Luiz Henrique-
dc.date.accessioned2022-09-13T21:25:01Z-
dc.date.available2022-09-13T21:25:01Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationSKODOWSKI. Luiz Henrique. O Design como um agente fomentador da qualidade agrícola e desenvolvimento da agricultura familiar. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29587-
dc.description.abstractFamily farming represents about 77% of agricultural establishments and is one of the main areas in the production of food intrinsically linked to the food and nutritional security of the Brazilian population. In Brazil, it is an area of decline due to the low return of the activity and the lack of technological development that transform the potential quality of the field into real quality for the consumer, adding value to its products. Design as a promoter of quality can select strategies and recommendations for the communication of qualities and create strategic points necessary for other stimulus, such as the certification of organic products. The work consists of the elaboration of a Visual Organizational Model of Information that strengthens the relationships between producer, producer, territory and consumer based on data collection and analysis methodologies using a group of family producers in the region of Nova Tebas – PR . It was used as a quality parameter the construction of a theoretical proposition that unites “legislative” with “bibliographic” together with strategies and recommendations for the communication of qualities and traceability. The Designer, through the use of strategies, can enhance interference in all phases of the agricultural production process (handling, harvesting, etc.) and contribute to a significant increase in the added value of the product along the production chain. Design assists in the need to create a connection where the potential quality of the field that visually reflects in the form is presented to the final consumer of the producers of Nova Tebas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectComunicação visualpt_BR
dc.subjectAgroindústriapt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectVisual communicationpt_BR
dc.subjectAgricultural industriespt_BR
dc.titleO Design como um agente fomentador da qualidade agrícola e desenvolvimento da agricultura familiarpt_BR
dc.title.alternativeDesign as a fomenter agent of agricultural quality and family agriculture developmentpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA agricultura familiar representa cerca de 77% dos estabelecimentos agrícolas e é uma das principais áreas na produção de alimentos intrinsecamente vinculados à segurança alimentar e nutricional da população brasileira. No Brasil é uma área de declínio devido ao baixo retorno da atividade e à falta de desenvolvimento tecnológico que transformem a qualidade potencial de campo em qualidade real ao consumidor, agregando valor aos seus produtos. O design como fomentador da qualidade pode selecionar estratégias e recomendações para a comunicação das qualidades e criar pontos estratégicos necessários para os outros estímulos, como, por exemplo, a certificação de produtos orgânicos. O trabalho consiste na elaboração de um Modelo Organizacional Visual das Informações que fortaleça as relações entre produtor, produtor, território e consumidor com base na em metodologias de levantamento e análise de dados utilizando como base um grupo de produtores familiares da região de Nova Tebas – PR. Foi utilizado como parâmetro de qualidade a construção de uma proposição teórica que une “legislativo” com “bibliográfico” em conjunto com estratégias e recomendações para a comunicação das qualidades e rastreabilidade. O Designer através do uso de estratégias pode potencializar as interferências em todas as fases do processo produtivo agrícola (manejo, colheita, etc.) e contribuir para o significativo aumento do valor agregado do produto ao longo da cadeia produtiva. O Design auxiliar na necessidade de criar uma conexão onde a qualidade potencial do campo que reflita visualmente na forma é apresentada ao consumidor final dos produtores de Nova Tebas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lucca, André de Souza-
dc.contributor.referee1Lucca, André de Souza-
dc.contributor.referee2Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier-
dc.contributor.referee3Bordenousky Filho, Renato-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qualidadeagricolaagriculturafamiliar.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons