Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVarela, Elis Rizzi-
dc.date.accessioned2022-09-13T20:41:04Z-
dc.date.available2022-09-13T20:41:04Z-
dc.date.issued2022-05-25-
dc.identifier.citationVARELA, Elis Rizzi. Elaboração de um jogo digital didático sobre a temática da COVID-19 para estudantes do ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29583-
dc.description.abstractThis document presentsan elaboration of a digital didactic game, a quiz, a game of questions and answers about COVID-19, indicated to high school students. The COVID-19 pandemic has determined the provisional closure of educational establishments across Brazil and in need, the schools chose offer remote learning. The use of digital technologies in education, already provided for in the BNCC, was intensified during the period of remote and hybrid pedagogical activities. Thus, adigital game is an appropriate resource at this time, as it can be used both at home and at school and accessed on devices such as smartphones and personal computers. In the game, it is possiblea union of the playful with the formal content and the student will be tested on the knowledge of COVID-19 subjects. The production was divided into threestages, the first one is the construction of a lesson plan, situating the use of the game; The second, is the elaboration of the game design document, and the third isthe game graphic design and its assembly through Construct 3. Even after the return of presential classes, the game still can be used. In addition, the game has potential to be improved.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEstudantes do ensino médiopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.titleElaboração de um jogo digital didático sobre a temática da Covid-19 para estudantes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a digital didactic game on the theme of COVID-19 for high school studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta a elaboração de um jogo didático digital de perguntas e respostas (quiz), sobre a temática da pandemia causada pelo novo coronavírus e destinado aos estudantes do Ensino Médio. A pandemia de COVID-19 levou ao fechamento temporário de estabelecimentos de ensino por todo o Brasile em necessidade, as escolas optaram por oferecer ensino remoto. O uso de tecnologias digitais na educação, já previsto na BNCC, foi intensificado durante o período de atividades pedagógicas remotas e híbridas. Assim, um jogo didático digital é um recurso adequado para explorar diferentes habilidades de aprendizagem, pois, pode ser utilizado tanto no ambiente domiciliar quanto escolar, e pode ser acessado em dispositivos como smartphones e computadores pessoais. Neste jogo o estudante testará seus conhecimentos sobre assuntos da COVID-19. A produção foi dividida em três etapas: a primeira etapa consistiu na elaboração de um plano de aula, situando o uso do jogo; a segunda etapa foi a de elaboração do game design document; e a terceira etapa é referente ao desenho digital dos recursos do jogo e montagem através do programa Construct 3. Mesmo após a volta das aulas presenciais, o jogo pode ser utilizado no processo de ensino/aprendizagem, além disso, outros conteúdos podem ser abordados utilizando a base do jogo.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Perseguini, Juliana Morini Küpper Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee1Perseguini, Juliana Morini Küpper Cardoso-
dc.contributor.referee2Leite, Deborah Catharine de Assis-
dc.contributor.referee3Borges, Simone de Sousa-
dc.contributor.referee4Vasconcelos, Marina Wust-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogodigitalcovid19.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
jogodigitalcovid19_produto.pdf249,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons