Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29576
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Thaysa da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-13T18:47:33Z-
dc.date.available2022-09-13T18:47:33Z-
dc.date.issued2018-09-01-
dc.identifier.citationARAÚJO, Thaysa da Costa. A educação no século XXI e o desafio do ensino de ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29576-
dc.description.abstractThis work had as thematic the investigation of the reasons that have caused the desinterest of the studentes in front of the subjects that involve the teaching of Science in the 21st century and the contribution and influence of the current school model for the establishment of standards Behavior of the students in the Sciences subject. In this way, the objectives of this work aim to analyze the main challenges of Science education and also, it proposes to analyze the reasons that are causing the desinterest, the demotivation and alienation of these students in the themes inherent to the learning in Science. Therefore, the work was developed from an applied research with the purpose of generating knowledge about the challenges involved in the teaching process-learning of sciences in the present time, by using of two questionnaires, one for the teachers and another for students of two private school in the Federal District. Besides that it was founded by a bibliographical survey whose purpose is the search for the identification of the causes and the perspectives of the students in front of the changes of society and the educational environment. The results show that an awakening is needed for a change of conceptions regarding Science education because there is a social dynamic that wants new ideas, modes and actions and the school, as a training institution, teachers and students need follow these social transformations and overcome the fads established in education since its beginnings. Finnaly, with this publication it is expected that educators will be able to identify the problems revealed and use this work as a tool to overcome the traditional way of teaching based on the mere reproduction of Science teaching so mechanized, austere, unilateral and free of creativity and innovation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Experiênciaspt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Experimentspt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.titleA educação no século XXI e o desafio do ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeEducation in the 21st century and the challenge of science teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a investigação das razões que têm causado o desinteresse dos alunos frente aos assuntos que envolvem o ensino de ciências no século XXI e a contribuição e influência do modelo de escola atual para o estabelecimento de padrões comportamentais dos estudantes da disciplina de ciências. Dessa forma, os objetivos deste trabalho visam à análise dos principais desafios do ensino de ciências contemporâneo, tal como a falta de interesse dos estudantes de ciências e também, propõe-se a analisar as razões que estão causando o desinteresse, a desmotivação e alienação desses alunos nos temas inerentes à aprendizagem em ciências. Para tanto, o trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa aplicada com a finalidade de gerar conhecimentos sobre os desafios envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de ciências na atualidade por meio de dois questionários, um para os docentes e outro para os discentes de duas escolas particulares do Distrito Federal. Além de que foi fundamentado através de um levantamento bibliográfico cuja finalidade é a busca pela identificação das causas e as perspectivas dos alunos frente às mudanças da sociedade e do meio educacional. Os resultados revelam que é necessário um despertar para uma mudança de concepções no que tange ao ensino de ciências porque há uma dinâmica social que deseja novas ideias, modos e ações e a escola como instituição formadora, os professores e os estudantes precisam acompanhar essas transformações sociais e ultrapassar os modismos estabelecidos na educação desde os seus primórdios. Por fim, com esta publicação espera-se que os educadores sejam capazes de identificar os problemas revelados e utilizar este trabalho como uma ferramenta para superar a forma tradicional de ensinar baseada na mera reprodução do ensino de ciências de forma tão mecanizada, austera, unilateral e isenta de criatividade e inovação.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi-
dc.contributor.referee1Bortolotti, Silvana Ligia Vincenzi-
dc.contributor.referee2Costa Junior, Ismael Laurindo-
dc.contributor.referee3Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaodesafioensinociencias.pdf443,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.