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Título: Conhecimento de estudantes da educação básica sobre plantas medicinais
Título(s) alternativo(s): Knowledge of basic education students on medicinal plants
Autor(es): Henrich, Carmem Lucia
Orientador(es): Ferrari, Fernanda
Palavras-chave: Ervas - Uso terapêutico
Botânica
Ciência - Estudo e ensino
Herbs - Therapeutic use
Botany
Science - Study and teaching
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: HENRICH, Carmen Lucia. Conhecimento de estudantes da educação básica sobre plantas medicinais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2022.
Resumo: As plantas medicinais têm sido utilizadas desde muito tempo para tratamento de saúde e sua importância prevalece atualmente. No entanto, muito frequentemente observa-se o uso inadequado dessas plantas, e isto pode estar relacionado ao fato de que os conhecimentos populares sobre elas nem sempre estão aliados, e validados pelos conhecimentos científicos. A abordagem de tópicos relacionados às plantas medicinais no ensino de botânica pode contribuir para o uso correto dessas plantas. Porém, nem sempre as plantas medicinais são vinculadas aos conteúdos de botânica na Educação Básica. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo verificar se alunos do Ensino Fundamental (anos finais) de uma escola rural e de uma escola urbana possuem conhecimentos sobre plantas medicinais, de onde obtém esses conhecimentos, e se os utilizam (e como utilizam) na medicina alternativa. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais, sendo uma escola de zona urbana localizada no município de Dois Vizinhos –PR, e uma escola de zona rural localizada no município de São Jorge D’Oeste – PR, como segunda parte da pesquisa, um questionário foi encaminhado para professores do Ensino Fundamental do município de Dois Vizinhos – PR e região. A pesquisa trata-se, portanto de uma pesquisa qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos permitiram concluir que, no âmbito dessa pesquisa, os alunos sabem o que são as plantas medicinais, obtiveram os conhecimentos sobre elas principalmente por meio da sabedoria popular e familiar, e as utilizam em preparações principalmente de chás. Além disso, um número substancial (20) de plantas medicinais é utilizado por esses alunos, especialmente asteráceas e lamiáceas. Ademais, os professores de Ciências dessa pesquisa trabalham o tema plantas medicinais, porém apenas de forma pontual, sem aprofundar muito o conteúdo. Por fim, as plantas medicinais são mais abordadas na escola rural em relação à escola urbana. Entende-se, portanto, que a abordagem das plantas medicinais no Ensino Fundamental ainda pode ser melhorada, tendo em vista as inúmeras possibilidades que elas propiciam como ferramentas para o ensino de botânica e a sua utilização e importância como alternativa para tratamentos de saúde.
Abstract: Medicinal herbs have been used for ages to treat health issues and their significance prevails nowadays. However, we frequently notice the inaccurate use of these plants, which can be associated with the fact that public knowledge is not always allied and validated by scientific knowledge. The approach of contents related to medicinal herbs in the teaching of botany could contribute to the correct use of these plants. Nonetheless, medicinal plants are not always linked to the contents of botany in basic education. Given what has been said, the present work aims to verify if elementary students in the final years) of a rural school and an urban school know medicinal herbs, where this knowledge is acquired, and if they use it and how they used it) in unconventional medicine. The study was developed in two state schools, one located in an urban zone in Dois Vizinhos, Paraná, and the other located in a rural zone located in São Jorge D'Oeste, Paraná; as the second part of the research, a questionnaire was forwarded to elementary school teachers in the municipality of Dois Vizinhos, Paraná and proximities. Therefore, the research is qualitative and quantitative. The results allowed us to conclude that, within the scope of this research, students know what medicinal plants are, they gathered knowledge about them mainly through common and family knowledge and use the herbs mainly in tea preparations. Furthermore, a significant number of medicinal plants (20) is used by these students, especially Asteraceae and Lamiaceae. In addition, Science teachers of this research work on the topic of medicinal herbs, but solely in a punctual way, without going too deeply on the matter. Finally, medicinal plants are more discussed in rural schools than in urban schools. Overall, it may be said that the approach of medicinal herbs can still be improved, considering the numerous possibilities they provide as tools for botany teaching and their usage and importance as an alternative for health treatments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29551
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