Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29507
Título: Design de aplicativo para apoio no ensino de Libras para crianças surdas
Título(s) alternativo(s): Application to support the teaching of Brazilian Sign Language for deaf children
Autor(es): Lima, Beatrys da Silva
Ferreira, Jhony Lucas
Orientador(es): Mazzarotto Filho, Marco André
Palavras-chave: Crianças surdas - Meios de comunicação
Aplicativos móveis
Lingua de sinais
Lingua brasileira de sinais
Surdos
Deaf children - Means of communication
Mobile apps
Sign language
Brazilian Sign Language
Deaf
Data do documento: 22-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Beatrys da Silva; FERREIRA, Jhony Lucas. Design de aplicativo para apoio no ensino de Libras para crianças surdas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O início da comunicação para as crianças surdas é um desafio, pois as pessoas surdas têm que aprender duas línguas, a Língua Brasileira de Sinais – “Libras” e o português brasileiro escrito. As crianças começam a desenvolver desde cedo os gestos e logo que entram em uma instituição de ensino de Libras vão se adaptando do gesto para os sinais corretos de Libras. De acordo com o “MEC” é importante que as crianças surdas iniciem o contato com a Libras o mais cedo possível. Neste momento é possível que as tecnologias digitais sejam utilizadas para auxiliar nesta tarefa. Atualmente, ensinar faz parte da tecnologia, e por esse motivo, será desenvolvido um protótipo de aplicativo para crianças surdas, com o objetivo de estimular a comunicação através da aprendizagem da Libras, desde o início, em vez de apenas gestos, assim, auxiliando-os com sua comunicação na sociedade. O propósito deste aplicativo é abordar o alfabeto, os números, alimentos e animais (sinais básicos do dia a dia) para as crianças, fazendo com que consigam entender melhor as coisas desde pequenas e possam se comunicar desde cedo.
Abstract: The beginning of communication for deaf children is a challenge, as deaf people have to learn two languages, the Brazilian Sign Language – “Libras” and Brazilian written Portuguese. Children begin to develop gestures from an early age and as soon as they enter a Libras teaching institution, they adapt from the gesture to the correct signs of Libras. According to the “MEC” it is important that deaf children start contacting Libras as early as possible. At this time it is possible that digital technologies are used to assist in this task. Currently, teaching is part of technology, and for this reason, an application prototype will be developed for deaf children, with the objective of stimulating communication through learning Libras, from the beginning, instead of just gestures, thus helping them with their communication in society. The purpose of this application is to address the alphabet, numbers, family, food and animals (basic signs of everyday life) for children, making them able to better understand things from a young age and be able to communicate from an early age.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29507
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicativoapoioensinolibras.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons