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Título: Concepções de meio ambiente de professores de educação básica e práticas pedagógicas em educação ambiental
Autor(es): Kus, Helder Jaime
Orientador(es): Guimarães, Elisete
Palavras-chave: Educação ambiental - Estudo e ensino
Educação ambiental
Environmental education - Study and teaching
Environmental education
Data do documento: 23-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KUS, Helder Jaime. Concepções de meio ambiente de professores de educação básica e práticas pedagógicas em educação ambiental. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Este trabalho relata pesquisa realizada em dois estabelecimentos de ensino médio da rede pública localizados em Clevelândia no Paraná, cujo objetivo foi identificar e analisar as concepções de meio ambiente dos professores e compará-las com suas práticas pedagógicas em Educação Ambiental. Participaram do estudo vinte e quatro docentes. Havia representantes de todas as disciplinas do ensino médio regular, dos quais vinte e um eram do sexo feminino e três do sexo masculino. A faixa etária ficou entre 21 e 48 anos. Os dados foram coletados mediante a aplicação de um questionário composto de 10 questões, sendo as primeiras sete voltadas à identificação das concepções de educação e educação ambiental e as demais visavam identificar o núcleo central das representações sociais de meio ambiente dos sujeitos da pesquisa, mediante a utilização de um termo indutor conforme os procedimentos usuais em pesquisas que visam identificar o núcleo central de uma representação social. Os dados foram organizados e analisados mediante as técnicas da análise de conteúdo e as técnicas da teoria do núcleo central, tendo como aporte teórico a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. Os resultados sugerem que o núcleo central da representação social de meio ambiente dos sujeitos da pesquisa, aponta para a importância atribuída à preservação dos recursos naturais, com destaque para a água e especial atenção para a degradação ambiental. No que diz respeito à concepção de educação ambiental dos sujeitos, os resultados assinalam para o sentido de que essa educação é concebida e executada como um conjunto de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento de atitudes para a preservação do meio. Desta forma, os resultados obtidos demonstraram que há coerência entre o que os docentes entendem por meio ambiente e o modo como concebem e executam suas práticas em educação ambiental.
Abstract: This paper reports a survey conducted in two establishments of public high school located in Cleveland in Paraná, whose goal was to identify and analyze the conceptions of the environment of teachers and compare them with their teaching practices in environmental education. The study twenty-four teachers. There were representatives from all disciplines of the regular high school, of which twenty-one were female and three male. The age range was between 21 and 48 years. Data were collected through a questionnaire composed of 10 questions, with the first seven aimed at identifying the conceptions of education and environmental education and the other aimed at identifying the core of social representations of the environment of the subjects, by use of an inductive term as the usual procedures in research aimed at identifying the core of a social representation. The data were organized and analyzed using the techniques of content analysis techniques and the theory of the core, with the theoretical theory of social representations of Serge Moscovici. The results suggest that the core of the social representation of the environment of the subjects, points to the importance attached to preserving natural resources, especially water and special attention to environmental degradation. Regarding the design of environmental education of the subjects, the results highlight for the sense that this education is conceived and executed as a set of educational practices aimed at the development of attitudes towards the preservation of the environment. Thus, the results showed that there is coherence between what teachers mean by the environment and how they develop and implement its practices in environmental education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/295
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