Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29470
Título: Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto Resiliência Literária na biblioteca da UTFPR
Título(s) alternativo(s): Mediation of reading in pandemic times: experience report of the Literary Resilience project in the UTFPR Library
Autor(es): Rocha, Caroline Felema dos Santos
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Bibliotecas universitárias
Extensão universitária
Reading promotion
Academic libraries
University extension
Data do documento: 31-Ago-2022
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: ROCHA, Caroline Felema dos Santos. Mediação de leitura em tempos de pandemia: relato de experiência do projeto Resiliência Literária na biblioteca da UTFPR. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 1-15, ago. 2022. ISSN 1980-6949. Disponível em: <https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1817/1374>. Acesso em: 31 ago. 2022.
Resumo: Apresenta o relato de experiência do projeto de extensão “Resiliência Literária” desenvolvido pela biblioteca da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. O projeto foi proposto como forma de enfrentamento ao distanciamento físico imposto pela pandemia de Covid-19, visando ao acolhimento digital das comunidades acadêmica e externa, através da mediação de leitura de textos literários, assim, buscando ajudar a diminuir o stress e a amenizar a sensação de solidão, ansiedade e demais sentimentos causados pelo isolamento social. Apresenta o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's): aplicativo WhatsApp e da ferramenta de videoconferência Google Meet, ambos utilizados para a mediação da leitura literária e ações educativas. Como metodologia, foi empregado o método descritivo a fim de relatar o desenvolvimento das atividades. Os resultados indicam que os indivíduos participantes do projeto de extensão “Resiliência Literária”, sentiram-se acolhidos pela equipe da biblioteca e que as reflexões individuais e as partilhadas durante os encontros virtuais, assim como as falas das profissionais convidadas nos encontros virtuais via Google Meet, auxiliaram os participantes a melhor enfrentar o momento de isolamento social durante a pandemia de COVID 19. Também, contribuiu com novos aprendizados, que enriqueceram o intelecto e proporcionaram novas vivências literárias a partir das diferentes interpretações e visões de mundo, o que influencia diretamente na formação cultural e cidadã dos sujeitos. Portanto, almeja-se que o presente trabalho incentive as bibliotecas universitárias a fazerem uso das TIC's, e que estas promovam ações e projetos culturais voltados para a formação de leitores e incentivando a leitura literária.
Abstract: The study presents the experience report of the extension project “Literary Resilience” developed by the library of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. The project was proposed as a way to face the social distance imposed by the COVID-19 pandemic, aiming at the digital reception of academic and external communities, through the mediation of reading of literary texts, thus, trying to help to reduce stress and the feeling of loneliness, anxiety and other negative feelings caused by social isolation. It presents the use of Digital Information and Communication Technologies (ICTs): WhatsApp application and the Google Meet videoconferencing tools, both used to mediate literary reading and educational actions. As a methodology, the descriptive method was used to report the development of activities. The results indicate that the individuals participating in the extension project "Literary Resilience" felt welcomed by the library team and that the individual reflections and those shared during the virtual meetings, and the statements of the professionals invited in the virtual meetings via Google Meet helped the participants to face the moments of social isolation during the COVID-19 pandemic. They also contributed with new learning, which enriched intellect and provided new literary experiences from the different interpretations and views of the world, which directly influences the subjects’ cultural and citizen development. Therefore, we expect that the present paper encourages university libraries to use ICTs to promote cultural actions and projects aimed at the training readers and encouraging literary reading.
Descrição: n. esp. IV Encontro de Pesquisa em Informação e Mediação (EPIM)
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29470
ISSN: 1980-6949
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mediacaoleiturabibliotecautfpr.pdf697,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons