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Título: Ambientalização curricular: uma análise dos projetos de extensão de educação ambiental desenvolvidos em uma universidade pública no sudoeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Curricular environmentalization: an analysis of environmental education extension projects developed at a public university in the southwest of Paraná
Autor(es): Santin, Ana Maria Minela
Orientador(es): Amaral, Anelize Queiroz
Palavras-chave: Extensão universitária
Educação ambiental
Ensino superior
University extension
Environmental education
Education, Higher
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTIN, Ana Maria Minela. Ambientalização curricular: uma análise dos projetos de extensão de educação ambiental desenvolvidos em uma universidade pública no sudoeste do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2021.
Resumo: O surgimento da Educação Ambiental se intensificou comas relações que o ser humano foi estabelecendo com o meio e como consequência a necessidade do desenvolvimento de processos educativos, o qual teve como base as ciências ecológicas, consequentemente, vinculadas com práticas conservacionistas, passando pela macrotendência político-pedagógica pragmática em meados da década de 1990 até chegar na macrotendência crítica, que busca o enfrentamento das desigualdades e injustiças socioambientais. A crescente necessidade pela compreensão das questões socioambientais nos direciona ao ensino/abordagem de uma Educação Ambiental de perspectiva Crítica, a qual, visa à formação de um sujeito apto para a prática da cidadania e consciente de suas ações nessa relação estabelecida entre sociedade-natureza. Sendo assim, a Ambientalização Curricular surge como um caminho de entendimento das práticas desenvolvidas de grande relevância para a compreensão desse processo educativo realizado nas instituições de ensino, possibilitando reflexões específicas e pertinentes do campo ambiental, trabalhando de modo abrangente os valores, ações e a busca pelo posicionamento de ordem política em relação ao nosso bem comum. Dessa maneira, o presente estudo analisou os projetos de extensão desenvolvidos em uma Instituição de Ensino Superior Pública do Sudoeste do Paraná. Tal análise realizou um diagnóstico das propostas de Educação Ambiental desenvolvidas na instituição de ensino, bem como identificou indicadores da dimensão política, perspectiva (conservacionista, pragmática e crítica) e os eixos (formal, informal e não-formal) da Educação Ambiental presentes nos projetos. Com ênfase nas ações de extensão desenvolvidas no campus, evidencia-se a predisposição de propostas voltadas para a macrotendência político-pedagógica conservacionista, totalizando 66% das ações, em que se enfatiza que 64% das ações analisadas são aplicadas em espaços formativos. Isso mostra a importância da Ambientalização Curricular como caminho para análise/desenvolvimento de ações voltadas para uma Educação Ambiental com posicionamento crítico/político que englobe diferentes classes sociais e regiões, visando assim à formação de educadores ambientais aptos para a prática da cidadania levando em consideração essa relação estabelecida entre sociedade-natureza.
Abstract: The emergence of Environmental Education was intensified with the relationships that human beings establish with the environment and, consequently, the need to develop educational processes, which were based on ecological sciences, consequently, linked to conservation practices, passing through the macro-trend pragmatic political-pedagogical choice from the 1990s until reaching the critical macro-trend, which seeks to confront socio-environmental inequalities and injustices. The growing need for understanding socio-environmental issues directs us to teach / approach Environmental Education from a Critical perspective, which aims to train a subject capable of exercising citizenship and aware of their actions in this relationship between society and nature. Therefore, Curricular Environmentalization emerges as a way to understand the practices developed in order to understand this educational process carried out in educational institutions, enabling specific and relevant reflections on the environmental field, acting more broadly on values, actions and the search for placements policy towards our common good. Thus, this study analyzed the extension projects developed in a Public Higher Education Institution in the Southwest of Paraná. This analysis made a diagnosis of the Environmental Education proposals developed in the educational institution, as well as identified indicators of the political dimension, perspective (conservationist, pragmatic and critical) and of the axes (formal, informal and non-formal) of Environmental Education present in the projects. With emphasis on the extension actions developed on the campus, they evidenced the predisposition of proposals aimed at the conservationist political-pedagogical macro-trend, totaling 66% of the actionsin which it is highlighted that 64% of the actions analyzed are applied in training spaces. Thisshows the importance of Curriculum Environmentalization as a way to analyze / develop actions aimed at an Environmental Education with a critical / political position that encompasses different social classes and regions, therefore, the training of environmental educators able to exercise citizenship taking into account this relationship more established between society and nature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29417
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