Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29351
Título: Ensino de geração de campo magnético na perspectiva dos três momentos pedagógicos
Título(s) alternativo(s): Teaching of magnetic field generation in the perspective of the three pedagogic moments
Autor(es): Braga, Denise Lughi Medeiros
Orientador(es): Schwerz, Roseli Constantino
Palavras-chave: Física
Campos magnéticos
Didática (Ensino médio)
Physics
Magnetic fields
Data do documento: 3-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: BRAGA, Denise Lughi Medeiros. Ensino de geração de campo magnético na perspectiva dos três momentos pedagógicos. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: A partir da necessidade de inovar as metodologias aplicadas em sala no ensino de Física e centrá-las na aprendizagem do estudante do Ensino Médio, este presente trabalho elaborou um produto educacional embasado nas metodologias ativas e adotando o formato de proposta didática organizada a partir da teoria dos Três Momentos Pedagógicos sobre o Eletromagnetismo. Com isso, buscou-se identificar a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, aplicar e desenvolver atividades experimentais na construção dos conceitos e, por fim, avaliar o potencial contributivo da proposta no processo de ensino e aprendizagem. A proposta didática elaborada foi aplicada em 2021 em um terceiro ano de uma escola de Tempo Integral em Jesuítas, PR, com 13 estudantes. O estudo se valeu de metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa no qual a revisão teórica retomou o que são e como os Três momentos Pedagógicos podem nortear um planejamento, os desafios do ensino de Física, as metodologias ativas e a importância da metodologia de investigação, bem como os conceitos próprios do componente curricular que foram desenvolvidos na proposta: o estudo da geração dos campos magnéticos, os imãs, as bússolas e suas relações com cargas em movimento. Os dados levantados foram expostos através de questionários, situação-problema, mapas mentais e diário de campo. Na análise dos conhecimentos prévios dos estudantes, primeiro módulo, por meio de questionários, aplicação de situação-problema e construção de mapa mental, ficou evidente que grande parte dos estudantes apresentaram uma visão de senso comum, relacionada ao cotidiano, não explicando os conceitos com profundidade. A partir dessa constatação, o segundo e terceiro módulos realizaram a organização do conhecimento sobre a geração de campo magnético e suas características, de forma intrínseca e também por meio de fluxo de correntes elétricas que percorrem o fio condutor. Nesta etapa, realizaram-se diferentes atividades experimentais investigativas, as quais possibilitaram aos estudantes a construção do conhecimento. No final do trabalho, no último módulo as atividades desenvolvidas proporcionaram aos estudantes explorar e expandir os conceitos trabalhados. Foi perceptível que os conceitos mensurados nas afirmativas para análise iniciais foram apropriados pelos estudantes. Ao final deste trabalho, os educandos apresentaram avançar significativamente nos conceitos trabalhados, demonstrando protagonismo e tomada de atitudes. A avaliação dos estudantes sobre o trabalho desenvolvido foi positiva e o trabalho conseguiu demonstrar a importância do planejamento docente, bem como da adoção de novas práticas pedagógicas para o ensino de Física.
Abstract: As of the need to innovate the applied methodologies for teaching in Physics classes and to focus them on High school students learning, this present study elaborated an educational product based on active methodologies and adopting the format of didactic proposal organized from the Three Pedagogical Moments about Electromagnetism. Thus, it attempted to identify by students previous knowledge, to apply and develop experimental activities on the construction of concepts, and, finaly, to evaluate the contributory potential of this purpose on teaching-learning process. The didactic proposal was eleborated and applied in 2021, in a full-time High School class of third level, in Jesuítas, Paraná State, with 13 students participating on it. The study was based on qualitative and quantitative research which theoretical review returned what are as the Three Pedagogical Moments can guide a planning. The chalenges of Physics teaching, the active methodologies and the importance of the investigation, as well the own concepts from the curricular component that were developed in this purpose: The study of the magnetic fields generation, the imams, the compasses and their relations to the moving charges. The data collected was exposed through questionnaries, problem situation, mental maps and field diary. In the analysis of the students previous knowledge, at the first module, by aplication of questionnaries, problem situation and mental map building, it was evident that the most part of students presents a common understanding, related to the daily routine, whithout explain the concepts deeply. From this finding, the second and the third modules performed the knowledge organization about the magnetic fields generation and its characteristics, in an intrinsic manner and by means of flow of electrical currents that travel the thread. In this step, it were accomplished different experimental investigative activities whom enabled students the construction of the knowledge. At the end of the study, at the last module, the developed activities provided to the students exploring and expanding the concepts studied in class. It was noticed that the measured concepts in the affirmatives to initial analysis were appropriated by the students. At the end of this product, the learners showed move forward themselves significantly in relation to the studied concepts, by statement of protagonism and taking attitudes. The students evaluation about the study developed it was positive and this study could demonstrate the importance of the teaching planning, as well as the need of the adoption of new pedagogical practices for the Physics teaching.
Descrição: Acompanha: Ensino de geração de campo magnético na perspectiva dos três momentos pedagógicos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29351
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinogeracaocampomagnetico.pdf6,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinogeracaocampomagnetico_produto.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons