Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29335
Título: Aplicação de business intelligence para tomada de decisão no processo de gestão no setor de facilities em um centro de distribuição
Título(s) alternativo(s): Application of business intelligence for decision-making In the management process in the facilities sector in a distribution center
Autor(es): Rodrigues, Thiago Vinicius Toledo
Orientador(es): Lima, Rafael Henrique Palma
Palavras-chave: Inteligência competitiva (Administração)
Administração de empresas
Processo decisório
Business intelligence
Industrial management
Decision making
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: RODRIGUES, Thiago Vinicius Toledo. Aplicação de business intelligence para tomada de decisão no processo de gestão no setor de facilities em um centro de distribuição. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.
Resumo: A tomada de decisão é uma atividade de extrema importância que afeta todos os processos de gestão. Atualmente, diversos estudos comentam sobre a importância do uso de business intelligence no apoio aos processos de tomada de decisão, como fator decisivo para as empresas se manterem competitivas em contextos de rápidas mudanças. Este trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas de business intelligence, para auxiliar na tomada de decisão no processo de gestão no setor de facilities em um centro de distribuição de uma empresa do ramo alimentício. Como ferramenta de estudo, foi utilizado o software Microsoft Power BI Desktop, e para a transformação e armazenamento de dados, o Excel e OneDrive. Os dados foram coletados através dos contratos, software SAP, dashboards, relatórios do aplicativo Checklist Fácil e planilhas de dados. Foram explorados os documentos, acordos de nível de serviço e resultados do ano de 2021 dos serviços de restaurante, lavandeira e rouparia, limpeza e jardinagem e segurança patrimonial, a fim de definir informações e os indicadores de desempenho que seriam utilizados. Três etapas foram empregadas para elaboração do dashboard, aplicando-se técnicas de Extract, Transform, Load (ETL) possibilitando a construção dos Data Marts (DM) para constituir o Data Warehouse (DW). Dessa forma, foi possível estabelecer as relações no Microsoft Power BI, criar interfaces gráficas e visualizações e definir as restrições das segmentações de dados. Após a elaboração da ferramenta, foi realizada uma breve entrevista com um profissional da área, apresentando-lhe o dashboard. Constatou-se que, mesmo em ambientes que já possuem conhecimento em relação às ferramentas de apoio para tomada de decisão, ainda há oportunidades de melhorias, e que as contribuições extraídas do gestor, trouxeram pontos ainda mais relevantes, oportunizando novos incrementos no dashboard apresentado. Os resultados obtidos viabilizaram mudanças positivas no gerenciamento dos serviços, tornando o processo de tomada de decisão mais rápida e eficaz. Na maioria das questões o entrevistado se mostrou satisfeito com a proposta do trabalho, com as informações presentes na interface e comenta que acredita no potencial de implementação do dashboard para as demais unidades da empresa.
Abstract: Decision-making is an extremely important activity that affects all management processes. Currently, several studies comment on the importance of using business intelligence to support decision-making processes, as a decisive factor for companies to remain competitive in the contexts of rapid change. This work aims to apply business intelligence tools to assist in decision-making of management process in the facilities sector in the distribution center of a food manufacturer. The software tool Microsoft Power BI Desktop was used, assisted by Excel and OneDrive for data transformation and storage. Data was collected from contracts, from the SAP database, dashboards, as well as application reports and data sheets. Documents, service level agreements, and results for the year 2021 were explored for restaurant, laundry and linen, cleaning and gardening, and property security services, to define information and performance indicators that should be used. Three steps were used to create the dashboard, which comprised Extract, Transform, Load (ETL) techniques, enabling the construction of Data Marts (DM) to constitute the Data Warehouse (DW). In this way, it was possible to establish relationships in Microsoft Power BI, create graphical interfaces and visualizations, and define data segmentation restrictions. After the elaboration of the tool, a brief interview was carried out with a professional in the area to present the proposed dashboard. It was found that, even in environments where decision support tools are already in place, there are still opportunities for improvement and that the contributions given by the manager raised even more relevant points, resulting in changes to the presented dashboard. The results obtained enabled positive changes in the management of services, making the decision-making process faster and more effective. In most of the questions, the interviewee was satisfied with the proposed dashboard, as well as with the information layout presented in the interface. The interviewee affirmed that the proposed dashboard can be extended to other units of the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29335
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
businessintelligencegestaofacilities .pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons