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Título: Reconhecimento automático de pose empregado na estimação da posição da bola em partidas de futsal
Título(s) alternativo(s): Automatic pose recognition used in estimating ball position in futsal games
Autor(es): Arisi, Felipe
Orientador(es): Casanova, Dalcimar
Palavras-chave: Visão por computador
Sistemas de reconhecimento de padrões
Redes neurais (Computação)
Computer vision
Pattern recognition systems
Neural networks (Computer science)
Data do documento: 13-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ARISI, Felipe. Reconhecimento automático de pose empregado na estimação da posição da bola em partidas de futsal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Determinar a localização da bola em partidas de futsal é de grande importância para relatórios técnicos de times, para transmissões esportivas e quaisquer outras análises pertinentes. Entretanto, este reconhecimento não transcorre de uma maneira trivial devido ao seu pequeno tamanho, a grande velocidade que ela pode adquirir e também o fato dela ficar obstruída pelos jogadores. Isto acaba tornando-se uma tarefa difícil para métodos de reconhecimentos de visão computacional convencionais ou fazendo necessário o uso de inúmeros equipamentos no local. Um recurso plausível a ser utilizado, porém pouco aproveitado para esta demanda, é a pose dos jogadores durante as partidas. Esse projeto realiza a aquisição dessas poses como também avaliar uma relação entre elas e a posição original da bola, empregando assim algoritmos de regressão para prever a posição dela. Realizando essa estimativa de maneira genérica independente de câmera ou do local de gravação.
Abstract: Determining the location of the ball in futsal matches is of great importance for team technical reports, sports broadcasts and any other pertinent analysis. However, this recognition does not take place in a trivial way, due to its small size, the great speed it can acquire and also the fact that it is obstructed by players, it becomes a difficult task for conventional computer vision recognition methods or doing the use of numerous equipment. A plausible resource to be used, but hardly used for this demand, is the pose of the players during the matches. This project performs the acquisition of these poses as well as evaluating a relation between them and the original position of the ball, thus employing regression algorithms to predict its position. Performing this estimation in a generic way independent of camera or recording location.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29129
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