Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29115
Título: O ensinar ciências através da literatura infantil para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Teaching science through literature for teaching is based on
Autor(es): Marçal, Juliana
Orientador(es): Pecoraro, Tatiane
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Leitura
Alfabetização
Science - Study and teaching
Reading
Literacy
Data do documento: 15-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MARÇAL, Juliana. O ensinar ciências através da literatura infantil para o ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a prática de contação de histórias em turmas de Ensino Fundamental I e que demonstram a contribuição dessa prática para o desenvolvimento da leitura e o auxílio ao ensino de ciências. Considerando que as histórias infantis fazem parte do mundo de magia e encantamento das crianças, os dados e reflexões aqui apresentados revelam que a contação de histórias é mais uma estratégia de leitura fundamental para formar alunos-leitores, pois enriquecem o processo educacional de modo a valorizar os sujeitos, tornando-os críticos e reflexivos, por caminhos em que a leitura se torna o mundo do aluno e tem a compreensão de si e do mundo. Portanto, devido à necessidade que o universo escolar tem em formar cidadãos leitores críticos e criativos, e que busquem através das leitura descobrir novos mundos e a desvendar a ciências que está presente nas histórias dos seguintes autores, Laura Herrera. Regina Siguemoto, Sônia Barros, Coleção Itaú de livros infantis, livros Pop-up (Dez pequenos animais, Fazenda contando de 1 a 10, A lagarta trituradora de Sheridan Cain, Milton Célio, May Shuravel, Isabella Carpaneda e Ângelo Machado. Desse modo, a pesquisa busca, através de pesquisas e dados se a literatura e a ludicidade contribui para a formação de leitores e de pequenos cientistas.
Abstract: This work was subject to the practice of storytelling in elementary school classes I and demonstrating the contribution of this practice to the development of reading and the aid to the teaching of science. Considering that children's stories are part of the world of child magic and enchantment, the data and reflections presented here reveal that storytelling is more of a fundamental reading strategy to form student-readers, as they enrich the Educational process in order to value the subjects making them critical and reflective, by ways in which reading becomes the world of the student and has the understanding of themselves and the world. Therefore, due to the necessity that the school universe has in forming citizens critical and creative readers, and that seek through reading discover new worlds and to unravel the sciences that is present in the stories of the following authors, Laura Herrera. Regina Siguemoto, Sonia Barros, Itaú collection of children's books, Pop-up books (Ten small animals, farm counting from 1 to 10, the shredder caterpillar of Sheridan Cain, Milton, May Shura, Isabella Carpaneda and Angelo Axe. In this way the research seeks through research and data if literature and playfulness contributes to the formation of readers and small scientists.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29115
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_28.pdf791,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.