Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29112
Título: | Brincando para aprender: a base da educação |
Título(s) alternativo(s): | Playing to learn: the basis of education |
Autor(es): | Marasca, Izabelle da Rosa |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Jogos educativos Aprendizagem Ensino Educational games Learning Teaching |
Data do documento: | 19-Set-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | MARASCA, Izabelle da Rosa. Brincando para aprender: a base da educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018. |
Resumo: | Este trabalho tem como temática, o conhecimento do corpo docente em relação ao método de aprendizagem da ludicidade em sala de aula enfatizando o dia a dia dos professores em sala de aula, e a inserção desse método em todas as disciplinas. A pesquisa foi feita com professores de diversas áreas de uma escola de ensino privado. Mediante a pesquisa-ação, buscou compreender a relação do professor em sala de aula quando se trata do assunto ludicidade, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento cognitivo, social e afetivo do estudante. O método pode ser inserido como facilitadora na assimilação do conhecimento proposto, uma vez que os jogos e brincadeiras auxiliam o educando a assimila com mais facilidade o conteúdo e os conceitos propostos. Permite ao educando, o conhecimento das regras, o desperta da imaginação, a elevação da sua autoestima e o melhoramento do convívio escolar. Concluiu-se que a ludicidade como proposta pedagógica é essencial na aprendizagem, e tornará cada vez mais frequente dentro das salas de aulas e a cada dia vai se inovando. |
Abstract: | This work had as its theme, the knowledge of the faculty in relation to the learning method, emphasizing the day to day of the teachers in the classroom, and the insertion of this method in all disciplines. The research was done with teachers from several areas of a private school. Through action research, he sought to understand the relationship of the teacher in the classroom when it comes to the issue of playfulness, recognizing it as an important pedagogical tool in the cognitive, social and affective development of the student. The method can be inserted as a facilitator in the assimilation of the proposed knowledge, since the games and games help the learner assimilate the content and the proposed concepts more easily. It allows the learner, the knowledge of therules, the awakening of the imagination, the elevation of their self-esteem and the improvement of the school conviviality. It was concluded that playfulness as a pedagogical proposal is essential in learning, and will become more frequent in the class rooms and each day is being innovated. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29112 |
Aparece nas coleções: | DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_PECP_I_2017_24.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.