Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29111
Título: Educação infantil: um lugar para viver a infância através do brincar
Título(s) alternativo(s): Infantile education: a place to live the childhood through the play
Autor(es): Bettio, Graziela
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Educação
Crianças
Aprendizagem
Education
Children
Learning
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: BETTIO, Graziela. Educação infantil: um lugar para viver a infância através do brincar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho visa analisar a importância do brincar na Educação Infantil. Através de estudos realizados percebemos a necessidade do lúdico para o desenvolvimento da criança, tanto cognitivo como afetivo, social e emocional. Com os objetivos de elucidar a importância do brincar na Educação Infantil; perceber que o brincar é indispensável para o desenvolvimento integral da criança e demonstrar que a construção da autonomia e do compromisso com o outro se aprende pela ludicidade, pretendemos facilitar o entendimento da importância do tema. Como metodologia, utilizamos a pesquisas bibliográficas. Constatamos que o brincar faz parte do desenvolvimento da criança na Educação Infantil, bem como lhe proporciona prazer, novas experiências e conhecimento do mundo que a cerca. A criança tem o direito de brincar, sendo uma atividade fundamental a ser desenvolvida nas escolas de Educação Infantil.
Abstract: This work aims to analyze the importance of playing in Early Childhood Education. Through realized studies we perceive the need of the playful one for the development of the child, as much cognitive as affective, social and emotional. With the objectives of elucidating the importance of playing in Early Childhood Education; realize that play is indispensable for the integral development of the child and demonstrate that the construction of autonomy and commitment to the other is learned by playfulness, we intend to facilitate understanding of the importance of the theme. As a methodology, we use bibliographical research. We find that playing is part of the child's development in Early Childhood Education, as well as providing pleasure, new experiences and knowledge of the world around him. The child has the right to play, being a fundamental activity to be developed in the schools of Infantile Education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29111
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_23.pdf1,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.