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Título: Aspectos socioeconômicos e de produção relacionados às feiras-livres do Sudoeste do Paraná
Autor(es): Rech, Rogério
Orientador(es): Godoy, Wilson Itamar
Palavras-chave: Agricultura familiar
Feiras livres
Family farms
Fairs
Data do documento: 20-Out-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RECH, Rogério. Aspectos socioeconômicos e de produção relacionados às feiras-livres do Sudoeste do Paraná. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: Esta dissertação apresenta aspectos socioeconômicos e de produção relacionados às feiras-livres do Sudoeste do Paraná, comparando os feirantes e consumidores da Associação de Feirantes de Pato Branco-PR (Afepato) com os feirantes e consumidores da Associação dos Feirantes Agroecológicos de Ampére-PR (Afaeco). O estudo mostrou que os feirantes pertencem a categoria da Agricultura Familiar, a partir da análise dos meios clássicos de produção: terra, capital e trabalho. A satisfação dos feirantes da Afepato se estabelece nos vieses econômico e de produção. Os feirantes da Afaeco incorporam a questão social e ambiental às questões monetárias na busca da autorrealização. Os consumidores das duas feiras-livres estudadas buscam um espaço diferenciado de comercialização com produtos frescos, preço baixo, se comparado aos mercados convencionais, e de boa qualidade. Afepato e Afaeco vivem um momento auspicioso, no restante do Sudoeste as feiras-livres apresentam um cenário de fragilidade.
Abstract: This dissertation presents socioeconomic and production aspects related to open-air markets in the Southwest of Parana State, comparing vendors and consumers of farmers market association of Pato Branco city (Afepato) to the vendors and consumers of the association of agroecological farmers market of Ampere city in Parana State (Afaeco). The study showed that the vendors belong to the category of family farming, in particular from the analysis of the traditional means of production: land, capital and labor. The satisfaction of the fair Afepato settles bias in economic and production. The farmers market of Afaeco incorporate the social and environmental issues in pursuit of monetary self- actualization. The consumers of the two open-air markets studied seek a differentiated area of marketing with fresh products, low price, compared to conventional markets, and good quality. Afepato and Afaeco live in an auspicious moment. In the rest of the Southwest open-air markets show a picture of fragility.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/291
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