Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira Netto, Fernando Paulino de-
dc.date.accessioned2022-07-06T21:17:49Z-
dc.date.available2022-07-06T21:17:49Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationCERQUEIRA NETTO, Fernando Paulino de. O processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análise. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29024-
dc.descriptionAcompanha: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didáticopt_BR
dc.description.abstractThe present work longs for to elaborate an analysis of Mathematics schoolbooks for the sixth and ninth grades of Elementary School, from the Araribá Mais Matematica collection. The methodology used for the analysis was the Theoretical-Methodological Framework of Depth Hermeneutics, where we consider the book as a symbolic form and, therefore, capable of interpretation. To parameterize the analysis intended, we interviewed three Mathematics teachers from the public network who teach Mathematics in the final years of Elementary School. The collection chosen for the analysis was Araribá Mais Matemática, for being a work cited by the teachers during the interviews. To outline our analysis, we will take as a basis some elements presented in the interviews such as the font size of the book, presentation of images, figures, tables and charts, colors, presentation of contents, the mathematical language used, proposed exercises, so as well other elements.With the analysis of the book, we developed an Educational Product in the form of a set of guidelines that allow the teacher to make suggestions for choosing a textbook. The analysis of the books of the Araribá Mais Matematica collection showed that it corresponds to the topics highlighted by the teachers as a presentation of content suitable for the intended year and visual elements such as figures, graphs and table and meets and exemplifies all the requirements proposed in the Common National Base. Curriculum (BNCC).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectHermenêuticapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectHermeneuticspt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.titleO processo de escolha de livros didáticos por professores de matemática: um movimento de escuta e de análisept_BR
dc.title.alternativeThe process of choosing textbooks by mathematics teachers: a movement of listening and analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo elaborar uma análise dos livros didáticos de matemática do sexto e nono ano do Ensino Fundamental da coleção Araribá Mais Matemática. A metodologia utilizada para essa análise foi o Referencial Teórico-Metodológico da Hermenêutica de Profundidade, onde consideramos o livro como sendo uma forma simbólica e, portanto, passível de interpretação. Para parametrizar a análise que pretendíamos, entrevistamos três professoras de Matemática da rede pública que ministram aulas de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A coleção escolhida para a análise foi a Araribá Mais Matemática por ter sido a obra citada pelas professoras durante as entrevistas. Para delinear a nossa análise, tomamos como base alguns elementos apresentados nas entrevistas como tamanho da fonte do livro, apresentação das imagens, figuras, tabelas e quadros, cores, apresentação dos conteúdos, a linguagem Matemática utilizada, exercícios propostos, entre outros elementos. Com a análise do livro desenvolvemos um Produto Educacional na forma de um conjunto de orientações que possibilite ao professor sugestões para a escolha de um livro didático. A análise dos exemplares da coleção Araribá Mais Matemática mostrou que a obra corresponde os tópicos destacados pelas professoras como uma apresentação de conteúdos adequada ao ano que se destina e elementos visuais como figuras, gráficos e tabelas, além de atender e exemplificar todos os requisitos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3465-4198pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3853776267622761pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Gonzales, Kátia Guerchi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-2827-2545pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8986329938280153pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escolhalivrosdidaticos.pdf2,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
escolhalivrosdidaticos_produto.pdf806,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons