Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2900
Título: Um catálogo de metas para apoiar a migração de aplicações web para serviços em nuvem
Título(s) alternativo(s): A catalog of goals to support the migration of web applications to cloud services
Autor(es): Ismael, Marcelo Alexandre da Cruz
Orientador(es): Ré, Reginaldo
Palavras-chave: Computação em nuvem
Engenharia - Especificações
Catálogos
Cloud computing
Engineering - Specifications
Catalogs
Data do documento: 1-Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: ISMAEL, Marcelo Alexandre da Cruz. Um catálogo de metas para apoiar a migração de aplicações web para serviços em nuvem. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.
Resumo: O uso de serviços em nuvem tem o potencial de oferecer vários benefícios para pequenas e médias empresas, como disponibilidade de recursos sob demanda, pagamento conforme o uso e escalabilidade. Apesar de existirem vários estudos e ferramentas para apoiar a migração de aplicações para serviços em nuvem, existe uma carência de diretrizes para apoiar a migração para a nuvem de forma sistemática. Como consequência, a migração é feita de forma ad hoc, o que pode aumentar significativamente os custos e comprometer o sucesso da migração. Essa pesquisa usa a KAOS, uma técnica da engenharia de requisitos orientada a metas, para criar um catálogo de metas que orienta equipes na migração de aplicações para cinco serviços de nuvem amplamente utilizados: banco de dados relacional, máquinas virtuais, armazenamento, deployment e filas. Metas, que representam objetivos de migração, foram extraídas seguindo um processo que utiliza os modelos de metas, de responsabilidade e de obstáculos que pertencem ao KAOS. Uma avaliação com profissionais experientes em migração indicou que o catálogo de metas pode ajudar empresas e profissionais com pouca experiência na migração de aplicações para serviços em nuvem além de contribuir na identificação de aspectos críticos e relevantes do processo de migração. Pequenas e médias empresas podem economizar um esforço significante usando o catálogo de metas como guia durante o processo de análise de transferência de aplicações para serviços em nuvem.
Abstract: Cloud services might offer several benefits to small and medium companies, such as on-demand resource provisioning, pay-as-you-go, and scalability. Although there are several studies and tools to support the application migration to the cloud, the lack of guidelines to support a systematic cloud migration often leads to ad hoc migrations, which significantly increase costs and compromise the migration success. This research uses the KAOS, a goal-oriented requirement engineering technique, to devise a catalogue of goals that guide migration teams when migratingWeb applications to five widely used cloud services: relational databases, virtual machines, storage, deployment and queuing. Goals, which represent migration objectives, were identified following a systematic process based on the KAOS goal, responsibility and obstacle model. A rigorous evaluation with qualified professionals showed that the catalogue assists novice companies and professionals regarding cloud migration. In addition, the catalogue contributes to identifying critical and relevant aspects of the migration process. Small and medium companies might save a significant effort by using the catalogue as a guide when analysing the migration of applications to the cloud.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2900
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_PPGI_M_Ismael, Marcelo Alexandre da Cruz_2016.pdf2,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.