Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28996
Título: Representações de mulheres e condutas ambivalentes na websérie The Lizzie Bennet Diaries, uma adaptação do romance Pride and Prejudice
Título(s) alternativo(s): Women representation and ambivalent behaviors in the web series The Lizzie Bennet Diaries, an adaptation of Pride and Prejudice novel
Autor(es): Lourenço, Daiane da Silva
Orientador(es): Wielewicki, Vera Helena Gomes
Palavras-chave: Identidade de gênero na literatura
Mulheres - Identidade
Mulheres - Conduta
Gender identity in literature
Women - Identity
Women - Conduct of life
Data do documento: 10-Dez-2019
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: LOURENÇO, Daiane da Silva . Representações de mulheres e condutas ambivalentes na websérie The Lizzie Bennet Diaries, uma adaptação do romance Pride and Prejudice. 2019. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
Resumo: As representações de mulheres na literatura e na mídia são importantes para a construção de identidades de jovens leitoras e espectadoras. Por esse motivo, este trabalho tem como objeto de estudo a websérie The Lizzie Bennet Diaries (20122013), uma adaptação do romance Pride and Prejudice (1813), da escritora inglesa Jane Austen. O objetivo principal desta pesquisa é verificar se a adaptação transmídia que propõe novas formas de construir narrativa também produz novas percepções sobre ser mulher em um sentido emancipatório ou se reitera estereótipos de gênero. A pesquisa realizada é de cunho bibliográfico. Os episódios da websérie foram analisados e interpretados para compreender como as mulheres jovens são representadas na narrativa audiovisual. Como embasamento teórico sobre adaptação, utilizamos principalmente Bruhn (2013) e Hutcheon (2013) para mostrar que existe um diálogo de mão dupla entre o texto anterior e a adaptação, o qual é relevante para o desenvolvimento de uma compreensão mais profunda dos dois textos. A partir de estudos sobre narrativa, cinema e mídia discutimos o processo de produção, circulação e recepção da websérie evidenciando aspectos estruturais da narrativa: a metaficção (WAUGH, 1984; BERNARDO, 2010), as camadas narrativas (XAVIER, 2003; GAUDREAULT e JOST, 2009; GENETTE, 2017), a caracterização como transmídia (JENKINS, 2009). Em seguida, discorremos sobre convenções sociais de feminilidade (BEAUVOIR, 1986; TOURAINE, 2010; LAURETIS, 2019) e como têm sido atualizadas a partir de discursos neoliberais (BAUMAN, 2001; BUDGEON, 2011; MCROBBIE, 2009). Por fim, fazemos a análise das principais personagens presentes na websérie estabelecendo um diálogo com o romance. Os resultados da pesquisa revelam que apesar de a websérie inserir ideais feministas, as representações de mulheres independentes e livres para fazerem escolhas são construções de sujeitos femininos do neoliberalismo. A partir das discussões de McRobbie (2009), evidenciamos como novas tecnologias de gênero estabeleceram um novo ideal de feminilidade, categorizadas pela autora como: a trabalhadora bem qualificada, a máscara pósfeminista e a mulher fálica. A websérie reitera estereótipos de gênero da contemporaneidade atravessados pelo discurso neoliberal e por posicionamentos pósfeministas. As personagens femininas não questionam diferenças de gênero, mas os conflitos narrativos evidenciam que a opressão da mulher ainda existe na sociedade ocidental de novas formas, as quais são distintas das retratadas em Pride and Prejudice no início do século XIX. As personagens têm condutas ambivalentes porque nfrentam contradições culturais: a sociedade incentiva a independência desde que a mulher mantenha a feminilidade. Parte do público que acompanhou a websérie demonstrou se identificar com as personagens femininas, o que mostra a importância da representação de mulheres na formação de subjetividades de leitoras e espectadoras.
Abstract: Women portrayals in literature and media are meaningful for the construction of young women readers and viewers identities. For that reason, the object of study in this research is the web series The Lizzie Bennet Diaries (20122013), an adaptation of Pride and Prejudice novel (1813), by the English writer Jane Austen. The main purpose is to verify if the transmedia adaptation that proposes new forms of storytelling also provides new perspectives about being a woman with an emancipatory agenda or if it reiterates gender stereotypes. This study is based on a bibliographic research. The web series episodes were analyzed and interpreted in order to understand how young women are portrayed in the audiovisual narrative. The theoretical framework about adaptation is mainly Bruhn (2013) and Hutcheon (2013) to show that there is a twoway dialogic relation between the previous text and the adaptation, which adds to the development of a deeper understanding of both texts. Based on studies about narrative, cinema and media, we discuss the process of production, circulation and reception highlighting structural aspects of the web series: the metafiction (WAUGH, 1984; BERNARDO, 2010), the narrative layers (XAVIER, 2003; GAUDREAULT e JOST, 2009; GENETTE, 2017), the transmedia features (JENKINS, 2009). Next, we focus on the social norms of femininity (BEAUVOIR, 1986; TOURAINE, 2010; LAURETIS, 2019) and how they have been updated by neoliberal discourses (BAUMAN, 2001; BUDGEON, 2011; MCROBBIE, 2009). Finally, we analyze the main female characters in the web series by establishing a dialogue to the novel. Research results show that even though the web series seems to integrate feminist ideals, the portrayals of women who are independent and free to make their own choices are constructions of female subjects of neoliberalism. Based on studies of McRobbie (2009), we discuss how new technologies of gender have established a new ideal of femininity, designated by the author as: the wellqualified worker, the postfeminist masquerade and the phallic woman. The web series reiterates contemporary gender stereotypes intertwined with neoliberal discourse and postfeminist beliefs. The female characters do not demand gender equality, but narrative conflicts confirm that women oppression still exists in Western society in new forms, which are different from the ones portrayed in Pride and Prejudice in the beginning of the nineteenth century. Female characters have ambivalent behaviors because they face cultural constradictions: society encourages independence as long as women perform femininity. Most part of the web series audience has identified with female characters, which illustrates the importance of women portrayals on readers and viewers subjectivities.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28996
Aparece nas coleções:PCS - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoesmulhereswebserie.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.