Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28974
Título: Análise estatística de despesas de campanhas em eleições proporcionais municipais brasileiras
Título(s) alternativo(s): Analysis of campaign spending in proporcional municipal elections in Brazil
Autor(es): Cantiere, Patricia Castoldi
Orientador(es): Cardoso, Magda
Palavras-chave: Partidos políticos
Eleições
Voto
Political parties
Elections
Ballot
Data do documento: 31-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: CANTIERE, Patricia Castoldi. Analise estatística de despesas de campanhas em eleicões proporcionais municipais brasileiras. 2021. Dissertação (Mestrado em Inovações Tecnológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Campanhas eleitorais envolvem diversas estratégias para se obter o máximo de votos para a sigla partidária ou coligação. Os gastos com essas campanhas são crescentes e por isso há a necessidade de se compreender melhor a dinâmica destes recursos, para viabilizar um planejamento mais eficaz dessas despesas, essencialmente, quando se trata de eleições proporcionais, onde o total de votos do partido e o que determina o número de vagas obtidas. Logo, esse estudo próprios votos e despesas; 2. relação entre despesa real e despesa esperada dos candidatos eleitos; 3. relação entre o total de votos e o número de votos esperados para os eleitos. Todas as analises são exibidas por partido e ideologia partidária e por cidade, para os dados de eleições proporcionais municipais do Brasil, nos últimos cinco anos. As três relações forneceram modelos de leis de escala, possibilitando verificar na primeira análise que, quanto maior a despesa, mais caro fica o voto para o partido, na segunda análise foi constatado que o voto para o candidato eleito é mais caro do que o preço médio do voto no partido, já a última análise constatou que com coligações partidárias, quanto maior a quantidade de votos, menor e o aproveitamento dos votos do partido, resultado que e invertido com o fim das coligações.
Abstract: Election campaigns involve several strategies to obtain the maximum number of votes for the parties or coalition. Campaign speding is increasing and therefore there is a need to better understand the dynamics of these resources, to enable a more effective planning of these expenses, essentially when it comes to proportional elections, where the party’s total votes are what determines the number of seats obtained by the party. Therefore, this study proposed three analyses: 1. relationship between votes and campaign expenses; 2. relationship between real expenses and expected of winning candidates; 3. relationship between the total votes and the numberof votes expected for the winning candidates. All analyzes are displayed by party and party ideology and by city, for Brazilian proportional municipal election data over the past five years. The three relationships provided models of scale laws, making it possible to verify in the first analysis that the higher the expense, more expensive is the vote for the party, in the second analysis it was found that the vote for the winning candidate is more expensive than the price the average vote in the party, the last analysis found that, the greater the number of votes, the lower the use of the party’s votes when exists coalitions of parties, the results is reversed when there isn’t coalition
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28974
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Inovações Tecnológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseeleicoesproporcionais.pdf8,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons