Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2893
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ana Maria de-
dc.date.accessioned2018-01-31T16:26:20Z-
dc.date.available2018-01-31T16:26:20Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ana Maria de. Mulheres condutoras de ônibus: tabus, conquistas e desafios. 2017. 107 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2893-
dc.description.abstractThe function of driving a bus is exercised mainly by men. However, more and more, women enter this profession and there feel the taboos, challenges and joys of the profession. In this way the objective of this research was to analyze the conditions of access and permanence of women as bus drivers in Curitiba and Metropolitan Region, with a view to the achievements, difficulties, limits, challenges that these women face to access and remain in the profession. As a research methodology, a qualitative approach was adopted, using as a research technique the semi-structured interview, in which 20 bus drivers, who worked in Curitiba and Metropolitan area, were interviewed. The interviews took place in May and June of 2017. In order to analyze the data we used the Content Analysis method, in which we observed that the insertion and permanence in this profession is permeated by contradictions, and although the high degree of empowerment of drivers, they are still subjected to numerous challenges regarding the power relations practiced by male drivers. There are reports of situations in which drivers use strategies to relieve or be indifferent to discriminatory assaults as a way of not being upset at work. In addition, they demonstrate that they have the same level of capacity to drive their vehicles and perform their profession. The results of this research may enable actions to increase the insertion of women in this profession.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotoristas de ônibus - Mulheres - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectDiscriminação de sexo contra as mulherespt_BR
dc.subjectTransporte urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectRelação homem-mulherpt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectBus drivers - Women - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSex discrimination against womenpt_BR
dc.subjectUrban transportation - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMan-woman relationshipspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.titleMulheres condutoras de ônibus: tabus, conquistas e desafiospt_BR
dc.title.alternativeWomen bus drivers: taboos, achievements and challengespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA função de conduzir ônibus é exercida majoritariamente por homens. Porém, cada vez mais, mulheres adentram nessa profissão e ali sentem os tabus, os desafios e as alegrias da profissão. Desta forma o objetivo desta pesquisa foi analisar as condições de acesso e permanência das mulheres como condutoras de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana, com olhar voltado às conquistas, dificuldades, limites, desafios que estas mulheres enfrentam para acessar e permanecer na profissão. Como metodologia de pesquisa se adotou a qualitativa, utilizando como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, na qual foram entrevistadas 20 mulheres condutoras de ônibus, atuantes em Curitiba e Região Metropolitana. As entrevistas ocorreram nos meses de maio e junho de 2017. Para análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo, no qual observamos que a inserção e permanência nessa profissão é permeada por contradições, e, embora seja perceptível o alto grau de empoderamento das motoristas, elas ainda são submetidas a inúmeros desafios no que tange as relações de poder praticadas pelos motoristas do sexo masculino. Há relatos de situações em que as motoristas se utilizam de estratégias para relevar ou ficar indiferente às investidas discriminatórias como forma de não se indispor no trabalho. Outrossim demonstram ter, na atuação profissional, a igualdade de capacidade para condução dos veículos e bem desempenhar a profissão. Os resultados desta pesquisa poderão possibilitar ações para maior inserção das mulheres nesta profissão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650961590169168pt_BR
dc.contributor.advisor1Casagrande, Lindamir Salete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0187104361289192pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Marília Gomes de-
dc.contributor.referee2Escorsim, Silvana Maria-
dc.contributor.referee3Tortato, Cintia de Souza Batista-
dc.contributor.referee4Casagrande, Lindamir Salete-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Carvalho, Ana Maria de_2017.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.