Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMinella, Leandro Henrique Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-06-23T21:02:55Z-
dc.date.available2022-06-23T21:02:55Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationMINELLA, Leandro Henrique Gonçalves. Criatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28905-
dc.descriptionAcompanha: Criativimat: uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemaspt_BR
dc.description.abstractThe general objective of this research is to analyze which creativity aspects are mobilized by students, and how they are used in a Problem Solving workshop developed in a remote way. The problems implementation occurred in five synchronous meetings through Google Meet and Microsoft Teams, and by using asynchronous activities through Google Classroom, and problems discussion by WhatsApp message app. The research approach is qualitative, and the participants were 19 students of 7º graders of Elementary School from a pioneer school in the north of Paraná. The methods used to data production were documental analysis and participant observation. Data were registered through the recording of synchronous meetings and of audio of discussion sent in the app of message, by the researcher's field diary and by the individual and group productions of the proposed problems. Based on research data and theorical references it was observed the fluency aspect, as participants use measures of ability to represent ideas that were initially algebraic; of flexibility, as they perform the addition operation to handle multiples; that original responses are characterized by those show in a minor frequency; that the evaluation is decisive when selecting ideas that will be presented in the plenary and that the redefinition was mobilized, in the groups, at the moment when the students discussed the individual contributions. An educational product was developed as a results of the Professional Master Degree, in order to assist the mathematics teacher who want to explorer the theme, and invite him to propose from a mathematical problem with creative potential to a workshop on Creativity in Mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEnsino via Webpt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectWeb-based instructionpt_BR
dc.titleCriatividade e resolução de problemas: aspectos mobilizados durante o ensino-aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeCriativity in solving problem: mobilized aspects during teaching-learning of mathematicspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo geral analisar quais aspectos da criatividade são mobilizados por estudantes e de que modo são utilizados em uma oficina de Resolução de Problemas desenvolvida de modo remoto. A implementação dos problemas ocorreu em cinco encontros síncronos, por meio do Google Meet e Microsoft Teams, e com atividades assíncronas via Google Classroom e discussões dos problemas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. A abordagem da pesquisa é qualitativa, e 19 alunos de 7º ano do Ensino Fundamental, de um colégio do norte pioneiro paranaense, foram os participantes. Os métodos utilizados para a produção de dados foram análise documental e observação participante. Os dados foram registrados por meio da gravação dos encontros síncronos e dos áudios das discussões enviados no aplicativo de mensagem, do diário de campo do pesquisador e das produções, individuais e em grupo, dos problemas propostos. A partir dos dados da pesquisa e apoiando-se nos referenciais teóricos, observou-se o aspecto da fluência, à medida que os participantes utilizam as medidas de capacidade para representar ideias que inicialmente eram algébricas; da flexibilidade, à medida que fazem a operação de adição para tratar de múltiplos; que as respostas mais originais são caracterizadas por aquelas que aparecem com menor frequência; que a avaliação é decisiva na hora de selecionar ideias que serão apresentadas na plenária e que a redefinição foi mobilizada, nos grupos, no momento em que os alunos debateram as contribuições individuais. Como resultado do Mestrado Profissional, um produto educacional foi desenvolvido, a fim de auxiliar o professor de Matemática que queira explorar a temática, e convidá-lo a propor desde um problema matemático com potencial criativo até uma oficina de Criatividade em Matemática.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1797403159296151pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Pirola, Nelson Antonio-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8215-1317pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350885456287046pt_BR
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criatividaderesolucaoproblemas.pdf3,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
criatividaderesolucaoproblemas_produto.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons