Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Nilcilene Pereira dos-
dc.date.accessioned2022-06-23T20:49:35Z-
dc.date.available2022-06-23T20:49:35Z-
dc.date.issued2022-04-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Nilcilene Pereira dos. A construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbrido. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28904-
dc.descriptionAcompanha: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemaspt_BR
dc.description.abstractThe objectives of this research were to analyze how students solve problems using digital technology; investigate the construction of the concept of functions through Problem Solving in blended learning and present an Educational Product that guides the teacher in the introduction of function content through Problem Solving. For that, five generating problems were proposed following the script of the Learning-Assessment Teaching Methodology of Mathematics through Problem Solving. The research participants were 22 students from the 9th grade in Elementary School, from a private school in the city of Ortigueira/PR. The research followed a qualitative approach, and the data were produced considering audio-recorded moments from the school’s teaching platform, written and audio messages sent by the participants in the WhatsApp messaging application, the teacher-researcher’s field diary and the written solutions posted in the Padlet tool. The results obtained show that the construction of the concept of functions can occur, from students, through the understanding of the idea of a relationship between two quantities (or sets); through the mobilization of covariational thinking; in the passage from current language to algebraic language; in the representation of a function in algebraic forms, graphs, tables, schemes, and common language; and in the use and resignification of previous mathematical knowledge. The research also provided students with the opportunity to be builders of their own knowledge, regarding the concept of functions. The research generated as an educational product a material, intended for teachers, entitled “Padlet: A possibility for the construction of the concept of functions through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving used in the research, as well as general guidelines for teachers regarding the use of Padlet are available.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleA construção do conceito de função através da resolução de problemas no ensino híbridopt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the concept of function through problem solving in blended learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoOs objetivos desta pesquisa foram analisar como os alunos resolvem problemas potencializados pelo uso de uma tecnologia digital; investigar a construção do conceito de Função através da Resolução de Problemas no ensino híbrido e apresentar um Produto Educacional que oriente o professor na introdução do conteúdo de Função através da Resolução de Problemas. Para tanto, cinco problemas geradores foram propostos seguindo o roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Os participantes da pesquisa foram 22 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola particular na cidade de Ortigueira/PR. A pesquisa teve abordagem qualitativa e os dados foram produzidos considerando episódios audiogravados na plataforma de ensino da escola, mensagens escritas e áudios enviados pelos participantes no aplicativo de mensagem WhatsApp, diário de campo da professora-pesquisadora e nas resoluções escritas postadas na ferramenta Padlet. Os resultados obtidos mostram que a construção do conceito de Função pode ocorrer, pelos alunos, mediante a compreensão da ideia de relação entre duas grandezas (ou conjuntos); por meio da mobilização do pensamento covariacional; na passagem da linguagem corrente para a linguagem algébrica; na representação de uma função nas formas algébrica, gráficos, tabelas, esquemas e linguagem corrente; e no uso e ressignificação de conhecimentos matemáticos prévios. A pesquisa também proporcionou aos alunos a oportunidade de serem construtores do próprio conhecimento, no que tange ao conceito de Função. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Padlet: Uma possibilidade para a construção do conceito de Função por meio da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas utilizados na pesquisa, bem como orientações gerais para os professores e sobre o uso do Padlet.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0475972977742934pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee2Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee3Morais, Rosilda dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7029-0515pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8411023309452408pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
funcaoresolucaoproblemasensino.pdf6,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
funcaoresolucaoproblemasensino_produto.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons