Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28872
Título: Documentos curriculares de matemática: a conexão da BNCC com alguns currículos internacionais
Título(s) alternativo(s): Mathematics curriculum documents: the connection of the bncc with some international curriculums
Autor(es): Aihara, Apijã Yukio
Orientador(es): Araújo, Angelita Minetto
Palavras-chave: Matemática - Currículos
Educação baseada na competência
Matemática - Estudo e ensino
Educação internacional
Base Nacional Comum Curricular
Mathematics - Curricula
Competency based education
Mathematics - Study and teaching
International education
Data do documento: 6-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: AIHARA, Apijã Yukio. Documentos curriculares de matemática: a conexão da BNCC com alguns currículos internacionais. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estabelecer conexões entre a BNCC e alguns currículos internacionais. Com essa finalidade, buscou-se, inicialmente, estabelecer alguns critérios de seleção de currículos, sendo esses, foco no desenvolvimento de competências, desempenho melhor que o Brasil no PISA, além de características como: proximidade com o Brasil, serem membros da OCDE, disponibilidade de acesso aos documentos curriculares. Assim, foram selecionados currículos de três países: Chile, EUA e Coréia do Sul. Para tanto, fez-se o levantamento bibliográfico para o entendimento dos termos norteadores desse trabalho, como currículo e competência. Tendo esses documentos como base, foram realizadas análises acerca das orientações de caráter curricular para o desenvolvimento do currículo de matemática. Por fim, através dessa análise, pode-se inferir conexões entre a BNCC e os currículos internacionais selecionados, tanto para o currículo geral, como para o currículo de matemática. Como algumas conexões que foram encontradas nesses documentos pode-se citar: existência de um documento base, a partir do qual as instituições de ensino elaboram seus currículos de acordo com a realidade escolar; existência de termos muito similares nesses documentos; e orientações de caráter curricular para a matemática centradas no desenvolvimento de competências/habilidades chaves.
Abstract: The present work aims to establish connections between the BNCC and some international curricula. For this purpose, we sought, initially, to establish some curriculum selection criteria, which are, focus on skills development, better performance than Brazil in PISA, in addition to characteristics such as: proximity to Brazil, membership of the OECD, availability of access to curriculum documents. Thus, curricula from three countries were selected: Chile, USA and South Korea. Therefore, a bibliographic survey was carried out to understand the terms that guide this work, such as curriculum and competence. Based on these documents, analyzes were carried out on the curricular character guidelines for the development of the mathematics curriculum. Finally, through this analysis, connections between the BNCC and selected international curricula can be inferred, both for the general curriculum and for the mathematics curriculum. As some connections that were found, we can mention: existence of a base document, from which educational institutions prepare their curricula in accordance with the school reality; existence of very similar terms in these documents; and curriculum guidelines for mathematics centered on the development of core competencies/skills.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28872
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
conexoesbncccurriculosinternacionais.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons