Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28857
Título: Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e o ensino de química: uma proposta para construção da consciência ambiental
Título(s) alternativo(s): Integration between project based learning and chemistry teaching: a proposal for building environmental awareness
Autor(es): Liecheski, Adriane
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Educação ambiental
Aprendizagem ativa
Água - Captação
Environmental education
Active learning
Water, harvesting
Data do documento: 25-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIECHESKI, Adriane. Integração entre a aprendizagem baseada em projetos e o ensino de química: uma proposta para construção da consciência ambiental. 2019. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.
Resumo: O maior desafio para os educadores para o início do século XXI é a busca constante de metodologias inovadoras com intuito de tornar o cidadão crítico, reflexivo, ético e transformador da sociedade. Nesse contexto, a presente pesquisa apresenta uma proposta para a construção de um projeto que possa ser aplicado desenvolvido no ensino de Química no Ensino Médio. Para tanto, foi utilizada a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), com foco no desenviolvimento da Consciência Ambiental (CA), além da contrução do Conhecimento Químico (CQ), tomando como base as quatro dimensões: os níveis submicroscópico, macroscópico, simbólico e humano. Partindo de um problema real que visava o aproveitamento das águas das chuvas por uma escola, foi proposto a instalação de uma cisterna para a captação das águas das chuvas. Durante a execução do projeto, vários conteúdos químicos foram mobilizados pelos alunos, sendo necesários para auxiliar na resolução do problema real apresentado. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como metodologia a pesquisa-ação e envolveu 10 sujeitos. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários com questões abertas e fechadas, além do uso de questões do tipo Escala Likert. Os dados foram tabulados e analisados à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que com o uso da ABP houve indícios do desenvolvimento de habilidades do século XXI nos alunos, tais como a comunicação, pensamento crítico, colaboração, criatividade, entre outras. Os resultados também apontam para a construção do Conhecimento Químico nos quatro níveis do tetraedro, pelos argumentos obtidos dos questionários há constação da representação do visível, não visível, simbólico e humano. Também foram encontradas evidências que houve um aumento no grau da Consciência Ambiental dos sujeitos envolvidos. Portanto, o produto educacional obtido pode servir como uma ferramenta norteadora para professores do Ensino Médio, a fim de integrar a ABP, utilizar de suas características e termos para promover o CQ e despertar a CA na disciplina de Química.
Abstract: The biggest challenge of educators for the beginning of this 21st century is the constant search for innovative methodologies in order to make the citizen critical, reflective, ethical and transformative of society. In this context, this research presents a proposal for the construction of a project that can be applied in the teaching of Chemistry in high school. To this end, we have used the methodology of Project Based Learning (PBL), focusing on the development of Environmental Awareness (EA), and the construction of Chemical Knowledge (CK), in light of the four dimensions, the submicroscopic, macroscopic, symbolic, and human levels. Starting from a real problem, the research has aimed at the use of rainwater by a school. The installation of a cistern to capture rainwater has been proposed. During the execution of the project, several chemical contents were mobilized by the students, it was necessary to assist them in solving the real problem presented. This is a qualitative research, action research as a methodology and it has involved 10 subjects. Data has been collected through the propantion of questionnaires with open and closed questions, as well as the use of Likert scale questions. Data has been tabulated and analyzed in the light of Content Analysis. The results indicate that with the use of PBL there has been evidence of 21st century skills development in students, such as communication, critical thinking, collaboration, creativity, among others. The results also point to the construction of Chemical Knowledge at the four levels of tetrahedron. Through the arguments obtained from the questionnaires, there is a representation of the visible, non-visible, symbolic and human representation. There is evidence that an increase in the degree of Environmental Awareness of the subjects involved has occured. Therefore, the educational product obtained can serve as a guiding tool for high school teachers, in order to integrate the PBL, use its characteristics and terms to promote CK and arouse the EA in the discipline of Chemistry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28857
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizagembaseadaprojetos.pdf5,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
aprendizagembaseadaprojetos_produto.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons