Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTochetto, Lucinéia Regina-
dc.date.accessioned2022-06-14T11:48:17Z-
dc.date.available2022-06-14T11:48:17Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationTOCHETTO, Lucinéia Regina. Análise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28801-
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the errors made by students in solving problems involving quadratic equations. High school students from private schools participated in the research. The data collection occurred through the application of a notebook containing three questions involving quadratic equations. The data analysis was made, then, from fourteen questionnaires answered by students of the second and third series that were still following the system prior to the implementation of the new Common Curricular National Basis (CCNB). Data analysis was carried out in a qualitative way, using the error analysis methodology, taking into consideration the students’ written production in three questions with different levels of complexity. From the written production, it is possible to realize that the errors are not about finding the roots of the quadratic equations but rather interpret the statements, transcribe data into math language, algebraically manipulate the algebraic elements and execute basic arithmetic operations. To describe the errors and categorize them, several studies by other authors were used in works that involved the analysis of errors in several other mathematical topics. In this way, we conclude that the errors performed by the students are due to the lag in the previous contents that serve as a basis for learning the content about quadratic equations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEquações quadráticaspt_BR
dc.subjectEquaçõespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEquations, Quadraticpt_BR
dc.subjectEquationspt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleAnálise de erros cometidos na resolução de problemas envolvendo equações quadráticaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of errors made in the problem solving involving quadratic equationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar os erros cometidos por estudantes na resolução de problemas envolvendo as equações quadráticas. Participaram da pesquisa estudantes do ensino médio da rede particular de ensino. A coleta de dados se deu através da aplicação de um caderno contendo três questões envolvendo equações quadráticas. A análise de dados foi feita, então, a partir de quatorze questionários respondidos por estudantes da segunda e da terceira série, já que estes ainda estavam seguindo o sistema anterior à implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos dados se deu, de forma qualitativa, empregando-se a metodologia análise de erros, levando-se em conta a produção escrita dos estudantes em três questões de diferentes níveis de complexidade. A partir da produção escrita pode-se perceber que os erros não estão em encontrar a raiz das equações quadráticas, mas sim, em interpretar os enunciados, transcrever os dados para a linguagem matemática, manipular algebricamente os elementos algébricos e em executar operações aritméticas básicas. Para descrever os erros e categorizá-los, recorreu-se a diversos estudos de outros autores, em trabalhos que envolveram a análise de erros em diversos outros temas matemáticos. Desta forma, concluímos que os erros apresentados pelos estudantes se devem à defasagem nos conteúdos anteriores que servem de base para a aprendizagem do conteúdo acerca das equações quadráticas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7399-5112pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0773780169784650pt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Adilson da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Adilson da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9003-7557pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1469412279394937pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Carlos Alexandre Ribeiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4445-084Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2894024245343536pt_BR
dc.contributor.referee3Matucheski, Silvana-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4427-8157pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9095312134361355pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
errosequacoesquadraticas.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons