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Título: Fake News e o movimento organizacional de enfrentamento
Título(s) alternativo(s): Fake News and the fighting organizational movement
Autor(es): Silva, Michelle Cristina Taborda da
Orientador(es): Meneghetti, Francis Kanashiro
Palavras-chave: Notícias falsas
Desinformação
Eleições
Campanhas eleitorais
Fake news
Disinformation
Elections
Political campaigns
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Michelle Cristina Taborda da. Fake news e o movimento organizacional de enfrentamento. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Em um ambiente democrático é, em tese, garantida a livre circulação das informações, ideias e opiniões. Contudo, se partem de um objeto não factual, pode-se dizer que há na origem um vício na comunicação que, provavelmente, resultará em informações inverídicas, falsas ou fake. Assim, o presente estudo abordará o fenômeno das fake news e a atuação de algumas Organizações que as enfrentam. O objetivo geral desta pesquisa é analisar quais as ações estratégicas de combate às fake news na atualidade. Ainda, de maneira mais específica, objetiva identificar quais as ações de combate às fake news as Organizações estudadas aplicam no âmbito eleitoral e político. Justifica-se a presente pesquisa ao lançar um olhar sobre as informações não factuais e perceber que estas têm avançado significativamente nos últimos anos, por meio de novos recursos tecnológicos, e resultado em mudanças comportamentais e sociais significativas, capazes, inclusive, de influenciar decisivamente cenários políticos, ideológicos e sanitários de toda a população mundial. Para instrumentalizar a pesquisa qualitativa, optou-se por adotar o método de coleta de dados da entrevista semi-estruturada com abordagem realista que foi submetida à análise temática de conteúdo, tendo um propósito descritivo exploratório para essa discussão. As entrevistas foram realizadas com algumas das poucas Organizações que atuam diretamente no combate à inventividade dos boatos no contexto político-eleitoral. São elas: Sleeping Giant Brasil, Projeto de fact-checking Comprova, Organização das Nações Unidas (ONU) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por fim, não com intuito de idealizar um tribunal da verdade, mas tão somente observar as Organizações e medidas capazes de auxiliar a sociedade a não banalizar os critérios de aferição mínimos e evitar desníveis comportamentais com reflexos sociais significativos, buscouse alcançar os objetivos listados e responder a pergunta de pesquisa: quais as dificuldades que as organizações enfrentam no combate às fake news. A conclusão obtida é que o fator comportamental humano de espetacularização, a falta de educação para uso das mídias e comunicação social e os porta-vozes de grande influência no país são as principais dificuldades enfrentadas pelas Organizações, seguidas dos interesses financeiros que permeiam a relação pública e privada, em especial no que envolve as empresas de mídias sociais.
Abstract: In a democratic environment, the free circulation of information, ideas and opinions is, in theory, guaranteed. However, if they start from a non-factual object, it can be said that there is a compromising noise in the communication that will probably result in untrue, false or fake information. Thus, this study will address the phenomenon of fake news and the role of organizations that face them. Its general objective is to analyze how some organizations act in the confrontation of fake news nowadays. Even more specifically, it aims to identify which actions to combat fake news the organizations studied apply in the electoral and political sphere. The present research is justified by looking at non-factual information and realizing that it has advanced in recent years, through technology, and resulted in relevant behavioral and social changes, even capable of influencing political, ideological and sanitary scenarios of the entire world population. To implement a qualitative research, it was adopted the semi-structured interview data collection method with a realistic approach that was submitted to thematic content analysis, with an exploratory descriptive purpose for this discussion. The interviews were carried out with some of the few organizations that work directly on combating the inventiveness of rumors in the politicalelectoral context, such as: Sleeping Giant Brasil, Comprova Fact Checking Project, United Nations (UN) and Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Finally, not in order to idealize a court of truth, but just to observe Organizations and measures capable of helping society to not trivialize the measurement criteria, and to avoid behavioral differences with relevant social reflexes, it was sought to achieve the goals listed and answer the research question: what are the difficulties that organizations face in combating fake news. The conclusion obtained is that the human behavioral factor of spectacularization, the lack of education to use the medias and social communication and the spokespersons of great influence in the country are the main difficulties faced by Organizations, followed by the financial interests that permeate the public and private relationship, especially with regard to social media companies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28719
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