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Título: Estratégias de contratação e comercialização de energia no ambiente de contratação livre: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Energy contracting and marketing strategies in the free procurement environment: acase study
Autor(es): Carvalho, Tiago Paixão de
Orientador(es): Trentin, Marcelo Gonçalves
Palavras-chave: Sistemas de energia elétrica
Redes elétricas
Serviços de eletricidade - Custos
Electric power systems
Electric networks
Electric utilities - Costs
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARVALHO, Tiago Paixão de. Estratégias de contratação e comercialização de energia no ambiente de contratação livre: um estudo de caso. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2021.
Resumo: É notável o crescimento do número de agentes que tem migrado para o ambiente de contratação livre de energia nos últimos anos. Apesar de haver regras claras de comercialização (apresentadas pela CCCE), há riscos importantes a serem gerenciados na comercialização neste mercado. Entender quais os riscos associados à atuação como consumidor livre, as metodologias e estratégias aplicadas pelas empresas nas operações como agente comercializador e/ou consumidor, e entender as principais técnicas apresentadas pela literatura torna-se parte importante desse novo cenário de consumidores no Brasil. Este trabalho busca, por meio de uma revisão da literatura e um estudo de caso, identificar quais os desafios enfrentados pelos agentes comercializadores de energia e os riscos associados à atuação no mercado livre. Apresentam-se os pontos importantes para tomada de decisão no ACL e, por fim, apresenta-se a discussão a respeito das diferenças entre o que é apresentado pela literatura e o que é aplicado por uma empresa que possui unidades consumidoras e geradoras, atuante no mercado livre de energia. Dessa forma identificou-se os riscos da atuação no mercado livre de energia, técnicas relacionadas a previsão de preços no mercado de curto prazo, e estratégias utilizadas por uma empresa na sua tomada de decisão.
Abstract: The growth in the number of agents that has migrated to the energy-free contracting environment in recent years is remarkable. Although there are clear trading rules (recognized by the CCCE), there are important risks managed below when trading in this market. Understanding the risks associated with acting as a free consumer, the methodologies and applying operations in operations as a trading agent and/or consumer, and understanding the main techniques in the literature becomes an important part of the new consumer scenario in Brazil. This work seeks, through a literature review and a case study, to identify the challenges faced by energy trading agents and the risks associated with operating in the free market. The important points for decision-making in the ACL are presented and, finally, the discussion about the differences between what is presented in the literature and what is exhibited by a company that has consumer and generating units, active in the market, is presented. free of energy. Thus, the risks of operating in the free energy market were identified, techniques related to forecasting prices in the short-term market, and used by a company in its decision-making process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28638
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