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dc.creatorPicolotto, Elena Adriana Dietrich-
dc.date.accessioned2022-05-19T12:41:26Z-
dc.date.available2022-05-19T12:41:26Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationPICOLOTTO, Elena Adriana Dietrich. Crenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramento. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28590-
dc.description.abstractOnce the appropriation of the alphabetic writing system and the reading processes are related to the development of Phonemic Awareness, the work with Phonological Awareness, as it involves the manipulation of these smaller units of the language, is of great importance in the development of Reading and Writing by children in the Literacy and Literacy phase. Given that, the theme of this research includes an investigation into what teachers who work in the early years of Elementary School 1 know about working with Phonological Awareness and if they do, how they develop activities that involve these skills in their classroom. The research sample included a group of teachers who work in the initial phase of literacy, which comprises the classes of Preschool, 1st year, 2nd year and 3rd year of Elementary School I. These teachers were consulted through a questionnaire, via Google Forms, with questions that sought to know: (a) if they know and work with Phonological Awareness; (b) how they think the Phonological Awareness contributes to the teaching and learning process; in addition, (c) how phonemes, syllables and rhymes are used in their classes. The obtained results show that most of the literacy teachers that were interviewed have knowledge about what it is and what it involves to work with Phonological Awareness, as well as they agree with its contribution to the development of reading and writing. In practice, however, these teachers, in their majority, still show preference for syllabic and alphabetic literacy methods, also because they are better known for being present in the material they use. Therefore, the need for preparing the teacher to work with skills that involve Phonological Awareness is evaluated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectSuperstiçãopt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSuperstitionpt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.titleCrenças e atitudes de professores quanto ao trabalho com a consciência fonológica nos processos de alfabetização e letramentopt_BR
dc.title.alternativeTeachers' beliefs and attitudes regarding working with phono logical awareness in literacy and literacy processespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUma vez que apropriação do sistema de escrita alfabético e os processos de leitura estão em relação com o desenvolvimento da Consciência Fonêmica, o trabalho com a Consciência Fonológica, por envolver a manipulação destas unidades menores da língua, é de suma relevância no desenvolvimento da Leitura e da Escrita por crianças em fase de Alfabetização e Letramento. Frente a isso, o tema desta pesquisa compreende uma investigação do que os professores que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental 1 conhecem sobre o trabalho com a Consciência Fonológica e, se, e como desenvolvem atividades que envolvam estas habilidades em sua sala de aula. A amostra da pesquisa contou com um grupo de professores que trabalham na fase inicial da alfabetização, que compreende as turmas de Pré escola, 1º ano, 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I. Estes professores foram consultados por meio de questionário, via Google forms, com questões que buscaram conhecer sobre: (a) se conhecem e trabalham com Consciência Fonológica; (b) o que pensam sobre como a Consciência Fonológica contribui no processo de ensino e aprendizagem; além disso, (c) como os fonemas, sílabas e rimas são trabalhados nas suas aulas. Os resultados obtidos mostram que a maioria das professoras alfabetizadoras entrevistadas possui conhecimento sobre o que é e o que envolve o trabalho com a Consciência Fonológica, bem como concordam com a sua contribuição para o dedesenvolvimento da leitura e da escrita. Na prática, não obstante, estes professores, em maioria, revelam ainda dar preferência aos métodos de alfabetização silábico e alfabético, até mesmo por serem estes mais conhecidos e estarem presentes no material que usam. Avaliase, com isso, a necessidade de um preparo do professor para o trabalho com as habilidades que envolvam a Consciência Fonológica.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5250-920Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887948537514156pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Susiele Machry da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7125-947Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357pt_BR
dc.contributor.referee1Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4904-607Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8520264000160507pt_BR
dc.contributor.referee2Rigatti-Scherer, Ana Paula-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2171-0952pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151861650830746pt_BR
dc.contributor.referee3Winfield, Claudia Marchese-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3215-2506pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6508465745136312pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Susiele Machry da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7125-947Xpt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389305649634357pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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