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Título: Linked open data em cidades inteligentes: o caso de mobilidade e educação em Curitiba
Título(s) alternativo(s): Linked open data in smart cities: mobility and education in Curitiba
Autor(es): Belizario, Mateus Guimarães
Orientador(es): Berardi, Rita Cristina Galarraga
Palavras-chave: Ontologia - Modelos
Educação - Curitiba (PR)
Mobilidade residencial - Curitiba (PR)
Dados vinculados
Ontology - Models
Education - Curitiba (PR)
Residential mobility - Curitiba (PR)
Linked data
Data do documento: 11-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BELIZARIO, Mateus Guimarães. Linked open data em cidades inteligentes: o caso de mobilidade e educação em Curitiba. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: A rápida transição para uma população altamente urbanizada faz com que governos enfrentem novos desafios sobre o gerenciamentos de dados e informações em espaços urbanos. Um deles diz respeito à necessidade de modelos de informações de semelhante semântica e a capacidade de compartilhar e conectar informações de fontes e em formatos heterogêneos, permitindo a melhora nas tomadas de decisões operacionais por gestores e cidadãos. A Lei de Acesso à Informação (LAI) fez com que a política de abertura de dados governamentais recebesse maior atenção. Esses dados podem ajudar no aumento da transparência e a integridade do setor público, assim como permitir a inclusão e independência dos cidadãos sobre produção e utilização desses dados. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é integrar dados abertos, utilizando ontologias, sobre os domínios de educação e mobilidade da cidade de Curitiba. Os dados obtidos são um indício da relação entre o desempenho acadêmico dos estudantes do município e as características de mobilidade urbana da cidade.
Abstract: The fast transition to a highly urbanized population causes some governments to face new challenges in managing data and information in urban spaces. One of the concerns is the need for common information models and the ability to share and connect information from sources and in heterogeneous formats, allowing the improvement of operational decision making by managers and citizens. The Law on Access to Information (LAI) has made the policy of opening government data receive more attention. Such data can be helpful to increase the transparency and integrity of the public sector as well as enable citizens to be included and independent in their production and use. The objective of this paper is to integrate open data, using ontologies, on the domain of education and mobility of the city of Curitiba. The data obtained is an indication of the relationship between the academic performance of students in the municipality and the characteristics of urban mobility in the city.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28570
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