Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28569
Título: Integração de dados para auxílio à tomada de decisão em maternidades
Título(s) alternativo(s): Data integration to assist decision making in maternity hospitals
Autor(es): Souza, Rodrigo Giácomo Moroni de
Orientador(es): Berardi, Rita Cristina Galarraga
Palavras-chave: Ontologia
Serviços de saúde à maternidade
Recuperação da informação
Processo decisório
Ontology
Maternal health services
Information retrieval
Decision making
Data do documento: 9-Out-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Rodrigo Giácomo Moroni de. Integração de dados para auxílio à tomada de decisão em maternidades. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Na área da saúde, uma tomada de decisão deve se apoiar, essencialmente, em informações precisas e completas. Isto se deve ao caráter sensível quando à vida humana destas decisões. Por isso, muitos fatores, como uma boa contextualização sobre os pacientes, são fundamentais na gestão da informação de uma unidade de saúde. Neste sentido, este trabalho buscou desenvolver um modelo ontológico para uma unidade de saúde, com intuito de tornar sua base de dados semanticamente integrável a bases relacionadas com esta. Isto possibilitaria aprimorar recursos como recuperação de informação, obtenção de indicadores sobre a execução de protocolos, redução de problemas semânticos, entre outros. Alguns registros dos dados abertos de Curitiba foram utilizados como fonte de dados para esta ontologia. Paralelamente, outra ontologia foi elaborada para representar os dados abertos de Curitiba, para que fosse possível testar a integração entre ambas. Em seguida, algumas consultas foram elaboradas para avaliar seu funcionamento. Após os testes com a ontologia, alguns resultados positivos puderam ser notados, como melhorias na recuperação de informação e redução de problemas semânticos.
Abstract: Na área da saúde, uma tomada de decisão deve se apoiar, essencialmente, em informações precisas e completas. Isto se deve ao caráter sensível quando à vida humana destas decisões. Por isso, muitos fatores, como uma boa contextualização sobre os pacientes, são fundamentais na gestão da informação de uma unidade de saúde. Neste sentido, este trabalho buscou desenvolver um modelo ontológico para uma unidade de saúde, com intuito de tornar sua base de dados semanticamente integrável a bases relacionadas com esta. Isto possibilitaria aprimorar recursos como recuperação de informação, obtenção de indicadores sobre a execução de protocolos, redução de problemas semânticos, entre outros. Alguns registros dos dados abertos de Curitiba foram utilizados como fonte de dados para esta ontologia. Paralelamente, outra ontologia foi elaborada para representar os dados abertos de Curitiba, para que fosse possível testar a integração entre ambas. Em seguida, algumas consultas foram elaboradas para avaliar seu funcionamento. Após os testes com a ontologia, alguns resultados positivos puderam ser notados, como melhorias na recuperação de informação e redução de problemas semânticos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28569
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integracaodadostomadadecisao.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.