Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28501
Título: Matriz de referência de competências e habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II
Título(s) alternativo(s): Reference matrix of competences and skills to the work with reading at elementary school II
Autor(es): Dutra, Alessandra
Santos, Givan José Ferreira dos
Castilho, Nilson Douglas
Palavras-chave: Língua Portuguesa - Estudo e ensino
Compreensão na leitura
Ensino fundamental
Portuguese language - Study and teaching
Reading comprehension
Fundamental education
Data do documento: 2019
Câmpus: Londrina
Citação: DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos; CASTILHO, Nilson Douglas. Matriz de referência de competências e habilidades para o trabalho com leitura no ensino fundamental II. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 26, n. especial, p. 1055-1076, dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/52065. Acesso em: 12 maio 2022.
Resumo: Este estudo focaliza o trabalho com leitura de textos em ambiente escolar, especificamente no Ensino Fundamental II. Tem por objetivos relatar e analisar a aplicação de uma proposta de matriz de referência de competências e habilidades em leitura como suporte pedagógico para auxiliar professores de Língua Portuguesa, desse ciclo de escolaridade, a diagnosticar em seus alunos habilidades leitoras relevantes que precisam ser desenvolvidas, a fim de tornar os estudantes leitores mais proficientes. O aporte teórico concebe a leitura numa perspectiva cognitiva e sociointeracional (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2006; KOCH, ELIAS, 2012, SOUZA, 2016) e o ensino escolar por competências (BONAMINO, 2002; MACEDO, 2005; ZABALA, 2010). A pesquisa caracteriza-se, basicamente, como de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica e foi realizada em 2016 junto a professores e alunos de um colégio particular da cidade de Londrina. Os resultados demonstraram, por evidências empíricas, a contribuição da proposta para o diagnóstico e aprimoramento da competência leitora estudantil.
Abstract: This study has its focus on the work of reading texts in a school environment, specifically in Elementary School II. It aims to report and to analyze the application of a reference matrix of reading skills and abilities as a pedagogical support to help Portuguese language teachers of this cycle of education, to diagnose in their students relevant reading skills that need to be developed, in order to make of students more proficient readers. The theoretical framework conceives reading in a cognitive and socio- inter-rational perspective (Solé, 1998; KLEIMAN, 2006; KOCH, ELIAS, 2012, SOUZA, 2016) and the school teaching by competences (BONAMINO, 2002; MACEDO, 2005; ZABALA, 2010). The research is basically characterized as field, bibliographic, descriptive, experimental and analytical and was carried out in 2016 with teachers and students of a private school in the city of Londrina. The results demonstrated, through empirical evidence, the contribution of the proposal to the diagnosis and improvement of student reading competence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28501
ISSN: 1983-1730
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matrizreferencialeituraensino.pdf374,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons