Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420
Título: Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
Título(s) alternativo(s): A didactic proposal for teaching the dual nature of light
Autor(es): Scheifer, Eliane Kovalek
Orientador(es): Santos, Oscar Rodrigues dos
Palavras-chave: Luz
Ciência - História
Física
Light
Science - History
Physics
Data do documento: 11-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: SCHEIFER, Eliane Kovalek. Uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2022.
Resumo: As conclusões sobre o comportamento onda-partícula da luz deram início a Física Quântica, partindo da ideia de quantização da energia, sugerida por Max Planck. Assim, é importante que os estudantes compreendam que a luz tem comportamento ondulatório ao se propagar e comportamento corpuscular ao interagir com a matéria e o quanto essas conclusões foram importantes para o desenvolvimento tecnológico. Essa pesquisa teve como objetivo verificar a potencialidade de uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz, numa turma da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública da rede estadual paranaense. Para tanto, a proposta em análise foi elaborada a luz da teoria da Aprendizagem Significativa, promovendo também, uma valorização da História da Ciência nas aulas de Física, como ferramenta metodológica. E ainda, traz dois experimentos para promover uma melhor compreensão da dualidade da luz. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, os dados foram coletados durante todas as ações da mesma, constituída de questionários, falas transcritas, mapas conceituais e diário de campo. Foram utilizadas oito aulas de Física, para a implementação da proposta didática que resulta no produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. Constatou-se que, os alunos tiveram uma boa receptividade às atividades propostas, apresentando ao final, relações importantes sobre a dualidade da luz, remetendo a uma nova significação de conceitos a partir de seus conhecimentos prévios. Verificou-se ainda, que a utilização da História da Ciência promove um maior interesse e compreensão do conteúdo abordado, caracterizando-se como uma ferramenta metodológica complementar.
Abstract: The conclusions about behavior wave-particle of light began the Quantum Physics, starting from the idea of quantization of energy, suggested by Max Planck. Thus, it is important for students to understand that light has wave moviment behavior when it spreads itself and it has a corpuscular behavior when interacts with matter and how much these conclusions were important for technological development. This research aimed to verify the potential of a didactic proposal for teaching about the dual nature of light, in a 2nd grade high school class, from a public network school in Paraná state. Therefore, the proposal in analysis was drawn up in the light of the Meaningful Learning theory, which also improves, an appreciation of the History of Science in Physics classes, as a methodological tool. Furthermore, it features two experiments to promote a better understanding of the duality of light. This study is characterized as a qualitative research, the data were collected during all the process, which was established by questionnaires, speeches transcripts, concept maps and field diary. Eight Physics classes were used, for the implementation of the didactic proposal that results in the educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching. It was found that students had a good reception to the proposed activities. They presented, at the end of this study, important relations about the duality of light, wich has sent them to new meaning of concepts basing on their previous knowledge. It was also found that the use of the History of Science promotes greater interest and understanding of the content covered, characterizing itself as a complementary methodological tool.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: uma proposta didática para o ensino da natureza dual da luz
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28420
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinonaturezadualluz.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinonaturezadualluz_produto.pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons