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Título: Questões de gênero em jogos digitais: uma coleção de recursos educacionais abertos de apoio à mobilização
Título(s) alternativo(s): Gender issues in digital games: mobilizing engagement through an open educational resources collection
Autor(es): Rodrigues, Letícia
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Educação aberta
Feminismo
Movimentos sociais
Programas de computador
Tecnologia - Aspectos sociais
Tecnologia
Open learning
Feminism
Social movements
Computer programs
Technology - Social aspects
Technology
Data do documento: 10-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RODRIGUES, Letícia. Questões de gênero em jogos digitais: uma coleção de recursos educacionais abertos de apoio à mobilização. 2017. 235 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Vários grupos, tais como as mulheres, gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e transgêneros, têm reivindicações de participação em jogos digitais o que tem gerado um cenário de transformações nessa comunidade. Parte desse movimento é decorrente da maneira como determinadas pessoas vem sendo marginalizadas e invisibilizadas nesse meio devido à questões de sexo/gênero, raça/etnia entre outras clivagens. Estas pessoas ou grupos têm reivindicado de modo crescente, a partir de diversas estratégias, seu reconhecimento pela indústria e pelas comunidades simpatizantes, e/ou inclusive pelas próprias comunidades nas quais jogam. Este trabalho discorre sobre as questões de gênero no âmbito dos jogos digitais na perspectiva dos estudos de gênero e do feminismo. Procuro refletir sobre a atividade de jogar por meio do conceito de tecnologias de gênero através das quais relações de gênero específicas são muitas vezes reiteradas ou até mesmo forjadas, considerando a maneira como estes jogos são muitas vezes desenvolvidos (divisão de trabalho), divulgados (padrões heteronormativos, eurocêntricos, etc) ou vivenciados (machismo, misoginia, racismo, e outros preconceitos). Através desta pesquisa apresento o protótipo em Zotero de uma coleção aberta que visa facilitar o acesso e circulação de recursos que podem auxiliar na discussão das questões de gênero e suas interseccionalidades. Por meio deste protótipo, é delineada a estrutura de uma futura coleção, em plataforma ainda a determinar. Almejo futuramente um espaço pedagógico que promova o questionamento das normatizações de gênero e da naturalização de práticas excludentes, seja no ensino dos jogos digitais (cursos de graduação, especialização, etc), como algo a ser considerado nos espaços de desenvolvimento de jogos na indústria, nas práticas cotidianas de jogadoras/es, e/ou nas temáticas de pesquisadoras/es da área. Enfatizamos o caráter aberto da coleção no sentido de proporcionar futuras contribuições ao seu acervo, permitindo que ela seja atualizada frente as transformações recorrentes no cenário dos jogos digitais em relação às dimensões sociais, culturais e históricas. Uma tal coleção seria o primeiro passo no reconhecimento de participantes cuja invisibilização é clara na área de jogos digitais.
Abstract: Several groups, such as women, gays, lesbians, bissexuals, transexuals and transgender, have claims of participation in digital games which has generated a scenario of transformations in this community. Part of this movement is due to the way in which certain people have been marginalized and invisible in this environment due to issues of sex/gender, race/ethnicity and other cleavages. These individuals or groups have increasingly claimed, from various strategies, their recognition by industry and sympathetic communities, and/or even by the communities in which they play. This research discusses gender issues within the context of digital games from the perspective of gender studies and feminism. I seek to reflect on the activity of playing through the concept of technologies of gender through which specific gender relations are often reiterated or even forged, considering how these games are often developed (division of labor), disclosed (patterns Heteronormative, Eurocentric, etc.) or experienced (chauvinism, misogyny, racism, and other prejudices). Through this research I present the prototype of an open collection in Zotero that aims to facilitate the access and circulation of resources that can help in the discussion of gender issues and their intersectionalities. By means of this prototype, the structure of a future collection, in platform yet to be determined, is outlined. I aim that in the future it can be a pedagogical space that promotes the questioning of gender norms and the naturalization of exclusionary practices, whether in the teaching of digital games (undergraduate courses, specialization, etc.), as something to be considered in games development spaces in industry, in the daily practices of players, and/or in the themes of researchers in the area. We emphasize the open character of the collection in the sense of providing future contributions to it, allowing it to be updated in the face of the recurring transformations in the digital games scene in relation to social, cultural and historical dimensions. Such a collection would be the first step in recognizing participants whose invisibility is clear in the area of digital games.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2839
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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