Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28325
Título: Utilização das equações de estado através de métodos computacionais para determinar as propriedades termodinâmicas de uma mistura entre água e amônia de um ciclo Kalina
Autor(es): Bahls, Victor Hugo de Mello
Orientador(es): Lourenço, Marcos Antonio de Souza
Palavras-chave: Termodinâmica
Geração distribuída de energia elétrica
Amônia
Thermodynamics
Distributed generation of electric power
Ammonia
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: BAHLS, Victor Hugo de Mello. Utilização das equações de estado através de métodos computacionais para determinar as propriedades termodinâmicas de uma mistura entre água e amônia de um ciclo Kalina. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2015.
Resumo: Em busca de novas possibilidades e viabilidades ambientais e econômicas, na área de geração de energia, o presente trabalho procura analisar através de simulações computacionais provenientes do software EES, várias possibilidades de implantação de um ciclo Kalina para geração de energia através de fontes térmicas de médias e baixas temperaturas. O ciclo térmico de potência deste estudo utiliza como fluído de trabalho uma mistura não ideal de água e amônia. Para maior entendimento estuda-se no decorrer deste as equações de estado para substâncias puras e misturas, uma vez que para a determinação das propriedades termodinâmicas das misturas, é utilizada a “regra da mistura”, que trabalha com junção de dados obtidos para ambas as substâncias puras antes do seu estado de mistura, as mesmas equações para resultados mais precisos trabalham ainda em conjunto com resultados práticos.
Abstract: In search of new possibilities and feasibility of power generation, this paper analyzes through computer simulations from the ESS software, multiple deployment possibilities of a Kalina cycle power generation through thermal sources of medium and low temperatures. The thermal power cycle of this study uses as working fluid a non-ideal mixture of water and ammonia. For better understanding it is studied during the course of the equations of state for pure substances and mixtures, since for determining the thermodynamic properties of mixtures are used the "rule of mixture", which works with data merge obtained for both pure substances before its mixture of state, the same equations for more accurate results still work together with practical results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28325
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2015_2_16.pdf2,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.