Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2827
Título: A cidade como suporte artístico: visões poéticas materializadas em obras de projeção mapeada urbana
Título(s) alternativo(s): The city as artistic support: poetic visions materialized in urban projection mapping works
Autor(es): Pereira, Edgar Roberto Luiz
Orientador(es): Silveira, Luciana Martha
Palavras-chave: Arte
Arte moderna - Séc. XX
Arte de rua
Rossi, Aldo, 1931-1997
Tecnologia
Art
Art, Modern - 20th century
Street art
Rossi, Aldo, 1931-1997
Technology
Data do documento: 4-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Edgar Roberto Luiz. A cidade como suporte artístico: visões poéticas materializadas em obras de projeção mapeada urbana. 2014. 197 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esta dissertação apresenta como objeto de estudo a Projeção Mapeada Urbana, um formato expressivoutilizado por artistas audiovisuais que consiste na projeção de imagens, estáticas ou em movimento, sobre as estruturas construídas da cidade. Nosso objetivo geral é o de proporcionar, através da análise das visões poéticas oferecidas por alguns artistas que se valem desta técnica, um olhar crítico sobre a metrópole ocidental contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho interpretativo, que parte de uma pesquisa bibliográfica que delimita teoricamente o espaço urbano. O conceitode "fato urbano" desenvolvido pelo arquiteto e teórico italiano Aldo Rossi, em conjunto com a noção de "imagem da cidade" do pesquisador norteamericano Kevin Lynch, a ideia de"espaços de representação" desenvolvida pelo filósofo francês Henri Lefebvre, bem como os entendimentos sobre "cultura" e "representação" explorados por autores dos Estudos Culturais e as classificações dos"suportes"das imagensconcebidaspor Milton Sogabe, constituem nosso referencial teórico para entender a cidade enquanto suporte artístico. Na sequência, apresentamos a Projeção Mapeada Urbana enquanto uma manifestação artística específica e fenômeno cultural, atentando para certos usos dos artefatos de projeção de imagens ao longo da história ocidental. Nos propomos a articular os processos históricos e culturais que possibilitaram a consolidação da Projeção Mapeada Urbana enquanto formato expressivo, após a exposição do entendimento do termo "articulação" enquanto teoria e método. As articulações entre a Projeção Mapeada Urbana e a arte contemporânea, vista segundo as percepções de Arthur Danto e Hans Belting, e alinhadas à investigação dos fenômenos do happening, da arte site-specific, da arte urbana e do VJing, constituem a contextualização do ambiente histórico-cultural em que nosso objeto de estudo se insere. Por fim, passamos a explorar o universo poético presente em algumas obras de Projeção Mapeada Urbana no Brasil, na América Latina e nosEUA, que tomam a cidade como suporte, mapeiam suas condições físicas e simbólicas e as transformam em obras artísticascuja materialização, embora efêmera, demarca contradições, desloca significados e estabelece novos pontos de vista em relação ao território que habitamos.
Abstract: In this dissertation, we defined Urban Projection Mapping as a study object. This is an expressive form through which audiovisual artists projectover city structures poetic images that represent their views in relation to the environment in which they live. We present the literature that served as our theoretical boundary of urban space, specifically the social space of contemporary Western metropolis. The concepts developed by Italian architect and theorist Aldo Rossi, together with definitions of social space and spaces of representation developed by French philosopher Henri Lefebvre, as well as Cultural Studies author understandings of culture and representation, and considerations about artistic support by Milton Sogabe constitute our theoretical framework to understand the city as an artistic medium. Following, we present the Urban Projection Mapping as a specific art form and cultural phenomenon, noting some uses we observed inthe artistic practice mediated by technological devices. We propose to articulate the historical and cultural processes that have enabled the consolidation of Urban Projection Mapping as an expressive format after exposing our understanding of the term "articulation", seen as both theory and method. The articulations between the Projection Mapping and contemporary art, according to Arthur Danto and Hans Belting perceptions, and aligned to the investigation of contemporary art's phenomena called happening, site-specific art and urban art, as well asthe VJing activity, constitute the historical context of the historic-cultural environment in which our subject belongs. Finally, we explore the poetic universe in some specific works of Urban Projection Mappingin Brazil and overseas, in wich the city is a temporary support that artists map, in terms of physical and symbolic conditions, and transform in their materialized view,making contradictions visible, displacing meanings and establishing new points of view in relation to the territory we inhabit.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2827
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Pereira, Edgar Roberto Luiz_2016.pdf11,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.