Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28263
Título: Projeto de uma maleta didática e estudo sobre o movimento giroscópico
Autor(es): Lessa, Laurone Souza
Orientador(es): Camara, Fernando Henrique de Oliveira
Palavras-chave: Giroscópios
Rotores
Rolamentos
Gyroscopes
Rotors
Bearings (Machinery)
Data do documento: 8-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: LESSA, Laurone Souza. Projeto de uma maleta didática e estudo sobre o movimento giroscópico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: O comportamento dinâmico de um giroscópio é bastante peculiar. Quando o giroscópio está sob a influência de torques externos, ele apresenta alguns comportamentos como a nutação e a precessão, que é o foco deste trabalho. Com a finalidade de exemplificar a teoria por um meio prático, buscou-se estudar, modelar e projetar uma maleta didática com a capacidade de emular o movimento de precessão. O presente trabalho conta com um detalhado dimensionamento do rotor a ser utilizado, por meio de análise modal e conhecimentos de projeto de máquinas. O rotor selecionado é de alumínio, com a caixa que envolve e dá o formato de maleta, sendo de material acrílico transparente, tendo suas arestas de metal para sustentação e o engate rápido para transmissão de torque ao eixo.
Abstract: The dynamic behavior of a gyroscope is quite peculiar. When the gyro is under the influence of external torques, it presents some behaviors as nutation and precession, which is the focus of this work. In order to illustrate the theory by practical means, we sought to study, model and design a didactic case with the capability to emulate the movement of precession. This work is a detailed dimensioning of the rotor to be used through modal analysis and knowledge of machine design. The selected rotor is aluminum, with the box that surrounds and gives the format briefcase, being transparent acrylic material, with metal edges for their support and the quick coupling for transmitting torque to the axis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28263
Aparece nas coleções:CP - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COEME_2014_1_09.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.