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Título: Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR
Título(s) alternativo(s): Dynamic cone penetration test for compaction control of urban roads in Curitiba city/PR
Autor(es): Andrade, Vanessa Corrêa de
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Transporte urbano - Curitiba (PR)
Solo-cimento
Mecânica do solo
Pavimentos
Engenharia civil
Urban transportation - Curitiba (PR)
Soil cement
Soil mechanics
Pavements
Civil engineering
Data do documento: 23-Fev-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TORRES, Vanessa Corrêa de Andrade. Ensaio de cone de penetração dinâmica para controle de compactação de vias urbanas da cidade de Curitiba/PR. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Neste trabalho buscou-se avaliar o cone de penetração dinâmica (DCP) como alternativa para controle geotécnico em vias urbanas de tráfego leve. Atualmente, dentre os diversos ensaios disponíveis para avaliação do comportamento mecânico dos solos, destaca-se o uso do CBR, porém, este possui desvantagem quanto à demora para obtenção de seus resultados, devido ao procedimento intrínseco do ensaio. Sob esta perspectiva, o presente trabalho se propõe a analisar a utilização do DCP como uma alternativa mais econômica, viável, segura e vantajosa para o controle geotécnico das camadas componentes das vias. A área de estudo encontra-se na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, Brasil. O estudo foi realizado através de investigações de campo e ensaios laboratoriais, para obtenção da correspondência entre a penetração do cone de penetração dinâmica no solo e o ensaio CBR. Além disso, foi realizada a avaliação do comportamento do DCP com a variação de umidade e com o grau de compactação. Ademais, foram realizadas correlações entre o CBR e a Agulha de Proctor e também comparações entre os solos do subleito (sem cimento) e o solo da base das vias (com cimento) em diferentes idades, também com o uso o DCP. Os resultados se mostraram positivos quanto à viabilidade de uso do DCP para estimativa de controle de compactação, de capacidade de suporte dos solos e também quanto à facilidade de manuseio tanto em laboratório quanto em campo.
Abstract: This study aims to evaluate the dynamic cone penetration (DCP) as methodology for geotechnical control on urban roads of light traffic. Currently, among the various tests available to evaluate the mechanical behavior of the soil, there is the use of CBR, however, this has disadvantages as the long time for obtaining the results, due to the intrinsic test procedure. From this perspective, the present study aims to analyze the use of DCP equipment - Dynamic Cone Penetration - as a more economical alternative, feasible and safe for the analysis of the compression levels of the component layers of the urban roads. The study area is located in the city of Curitiba, State of Parana, Brazil. The study is conducted through field and laboratory tests of the local soil to obtain mathematical correlations to ensure correspondence between the cone penetration and the CBR in situ. In addition, the evaluation of the performance of the equipment with the moisture content variation and degree of compaction was carried out. In addition, correlations were made between the CBR and the Proctor penetrometer and also comparisons between the soils of the subgrade (without cement) and base course of the roads (with cement) at different ages, also with the use of DCP. The results were positive regarding the feasibility of using the equipment to estimate compaction control, soil load bearing capacity and also for ease of handling both in the laboratory and in the field.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2825
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