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Título: Marketing digital de empresas em redes sociais e a influência na decisão de compra do consumidor
Título(s) alternativo(s): Digital marketing of companies on social networks and the influence on the consumer's purchase decision
Autor(es): Prestes, Pedro Henrique
Orientador(es): Carvalheiro, Elizângela Mara
Palavras-chave: Marketing na Internet
Redes sociais
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Compras
Internet marketing
Social networks
Electronic commerce
Consumer behavior
Shopping
Data do documento: 17-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: PRESTES, Pedro Henrique. Marketing digital de empresas em redes sociais e a influência na decisão de compra do consumidor. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: O século XXI tem como marca o uso da internet, a conectividade e o compartilhamento de ideias, experiências e vivência pelas redes sociais. No ambiente virtual, ampliam-se as possibilidades e as empresas que tratavam as opiniões e reclamações de consumidores de seus produtos de forma individual e, geralmente, possuíam controle das comunicações de marketing, passam a ser obrigadas a se adaptarem. Pois, os consumidores observam postagens e interações em redes sociais, trocam informações e se comunicam entre si, desconfiam cada vez mais da comunicação de marketing das marcas e tendem a estabelecer laços de confiança com as redes de convívio social. Com isso pressuposto, o presente trabalho tem como seu objetivo principal, analisar a influência do marketing digital das empresas em redes sociais na decisão de compra dos indivíduos. O trabalho teve caráter quantitativo e descritivo. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário online, que trouxe perguntas referentes a utilização das redes sociais por parte dos consumidores no processo decisório de compra, a influência que as avaliações e percepções nas redes sociais causam nos indivíduos e o impacto que das ações de Marketing Digital realizadas pelas empresas. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que mais de 95% dos indivíduos já foram influenciados a comprar por informações contidas nas redes sociais e que a maioria deles considera de suma importância relatos de outros usuários nas redes sociais quando estão no processo decisório de compra. Os resultados indicam ainda que as ações de Marketing Digital das empresas fizeram com que pessoas que nunca haviam comprado, passassem a comprar os produtos das empresas e ainda resultaram na fidelização desses clientes, fazendo-os recomendar os produtos e serviços da empresa.
Abstract: The 21st century is marked by the use of the internet, connectivity and the sharing of ideas and experiences through social networks. In the virtual environment, the possibilities are expanded and companies that dealt with the opinions and complaints of consumers about their products individually and, generally, had control of marketing communications, are now forced to adapt. Because consumers observe posts and interactions on social networks, exchange information and communicate with each other, they are increasingly suspicious of brand marketing communication and tend to establish bonds of trust with social networks. With this presupposed, the present work has as its main objective, to analyze the influence of the companies' digital marketing in social networks in the individuals' purchase decision. The work was quantitative and descriptive. Data collection was carried out through an online questionnaire, which brought questions regarding the use of social networks by consumers in the purchase decision process, the influence that evaluations and perceptions in social networks have on individuals and the impact of actions of Digital Marketing carried out by companies. Among the results found, it is highlighted that more than 95% of individuals have already been influenced to buy by information contained in social networks and that most of them consider reports of other users on social networks when they are in the purchase decision process of paramount importance. The results also indicate that the companies' Digital Marketing actions made people who had never purchased to start buying the companies' products and also resulted in the loyalty of these customers, making them recommend the company's products and services.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28175
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