Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28104
Título: Estudo dos parâmetros de segurança em um vaso de pressão conforme Norma Regulamentadora 13
Título(s) alternativo(s): Study of safety parameters in a pressure vessel according to Regulatory Standard 13
Autor(es): Cristiani, Marcelo Castanha
Orientador(es): Bratti, Giovanni
Palavras-chave: Vasos de pressão
Segurança do trabalho
Vasos de pressão - Medidas de segurança
Normas técnicas (Engenharia)
Pressure vessels
Industrial safety
Pressure vessels - Security measures
Standards, Engineering
Data do documento: 17-Ago-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CRISTIANI, Marcelo Castanha. Estudo dos parâmetros de segurança em um vaso de pressão conforme Norma Regulamentadora 13. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2021.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma abordagem sobre os parâmetros de segurança que são obrigatórios para um funcionamento seguro de um vaso de pressão, que para o Brasil são normatizados pela Norma Regulamentadora 13. Para isto são discutidos os conceitos e cálculos para a determinação das tensões e da pressão máxima de operação e consequentemente da pressão de teste hidrostático. Alem do mais são apresentados os prazos para as inspeções de segurança periódicas obrigatórias em vasos de pressão e os itens e válvulas a serem verificados. A partir de um estudo de caso de um vaso de pressão, utilizado por uma indústria de conformação de alumínio, são comparados os resultados calculados a partir da norma ASME com os resultados obtidos por um modelo simulado pelo método dos elementos finitos para este vaso. Ao final é apresentado um prontuário desenvolvido para este vaso.
Abstract: This research presents an approach about safety parameters that are mandatory for a safety operation of a pressure vessel, in Brazil they are standardized by Regulatory Standard 13. For this It is discussed the concepts and calculation for the determination of the tensions and the maximum allowable operation pressure and consequently the pressure for the hydrostatic test. Moreover, are presented the terns for the periodic safety inspections in pressure vessels and the items and valves to be verified. From the study of a pressure vessel, that is used in an aluminum forming industry, the results from the ASME standard calculation are compared to the results by a model simulated by the finite element method for this vessel. At the end is showed an record developed for this vessel.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28104
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudosegurançavasopressao.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.