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dc.creatorSilva, Rodrigo Pedroso da-
dc.date.accessioned2017-12-20T16:23:39Z-
dc.date.available2017-12-20T16:23:39Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.identifier.citationSILVA, Rodrigo Pedroso da. A tabela periódica como tecnologia assistiva na educação em química para discentes cegos e com baixa visão. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2795-
dc.descriptionAcompanha produto: A tabela periódica...pt_BR
dc.description.abstractThe Natural Sciences constitute a branch of Basic Education and whose value lies in the transformation of the students' gaze and posture towards the phenomena that occur in their daily life. Despite their importance in interpreting the world and its transformations, students in general have shown a high level of disinterest and disregard for this area of knowledge. Greater alert is made when faced with the phenomenon of school inclusion that brings to the classroom different profiles of the student, as is the case of those who have visual impairment full or partial. According to the Ministry of Education, there are about 930,683 Brazilians with some type of disability, of whom 75,433 are specifically blind or with low vision. In science teaching, the periodic table and the comprehension of the periodic properties of the elements presents itself as a fundamental resource for learning in the discipline of Chemistry, which raises the question about what adaptations this resource should contain in the care of blind students. With the objective of proposing an assistive resource that promotes this access to the information of the periodic table, fulfilling Universal Design requirements, a bibliographic study was carried out that mapped the proposals presented in the last decade (2006-2017), according to Bardin taxonomy, in main events of Chemistry and Education categorizing them according to their proposals and objectives, evidencing an important field of research for numerous licensed researchers. This work then adopted one of the pedagogical resources called Table FD14 (periodic table adapted for the blind), presented at the National Congress of EducationEDUCERE/2015, which was revised and improved to better meet the needs of inclusive education, framing it within requirements legal requirements regarding Braille quality and Universal Design requirements. The new resource was applied in classroom dynamics during the teaching / learning process, obtaining benefits in the instrumental teaching support, in the didactic action of the science teacher and in the learning process of blind and low vision students, removing the barriers of access to the common curriculum, further fostering the possibility of truly inclusive education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTabela periódica dos elementos químicospt_BR
dc.subjectEquipamentos de autoajuda para deficientespt_BR
dc.subjectBraille (Sistema de escrita)pt_BR
dc.subjectCegos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLivros para cegospt_BR
dc.subjectCegos - Assistência em instituiçõespt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPeriodic lawpt_BR
dc.subjectSelf-help devices for people with disabilitiespt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectBlind - Educationpt_BR
dc.subjectBraille bookspt_BR
dc.subjectBlind - Institutional carept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA tabela periódica como tecnologia assistiva na educação em química para discentes cegos e com baixa visãopt_BR
dc.title.alternativeThe periodic table as assistive technology in chemistry education for blind and low vision studentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs Ciências Naturais constituem um ramo da Educação Básica e cujo valor está na transformação do olhar e postura dos educandos frente aos fenômenos que ocorrem em seu cotidiano. Apesar de sua importância ao interpretar o mundo e suas transformações, os estudantes em geral têm apresentado um alto nível de desinteresse e descaso com relação a esta área do conhecimento. Alerta maior se faz quando se está diante do fenômeno da inclusão escolar que traz para a sala de aula diferentes perfis do alunado, como é o caso daqueles que têm insuficiência visual plena ou parcial. Segundo o Ministério da Educação, existem cerca de 930.683 brasileiros com algum tipo de deficiência, dos quais 75.433 são especificamente cegos ou com baixa visão. No ensino de ciência, a tabela periódica e a compreensão das propriedades periódicas dos elementos apresenta-se como um recurso fundamental para o aprendizado na disciplina de Química, o que faz surgir o questionamento sobre quais adaptações este recurso deve conter no atendimento de discentes cegos. Com o objetivo de propor um recurso assistivo que promova este acesso às informações da tabela periódica, cumprindo requisitos de Desenho Universal, foi realizado um estudo bibliográfico que mapeou as propostas apresentadas na última década (2006-2017), segundo a taxonomia de Bardin, nos principais eventos de Química e Educação categorizando-as segundo suas propostas e objetivos, evidenciando-se um importante campo de pesquisa para inúmeros pesquisadores licenciados. Este trabalho adotou então um dos recursos pedagógicos denominado Tabela FD14 (tabela periódica adaptada para cegos), apresentada no Congresso Nacional de Educação-EDUCERE/2015, que foi revisada e aperfeiçoada para melhor satisfazer as necessidades da educação inclusiva, enquadrando-a dentro de exigências legais quanto à qualidade do Braille e requisitos de Desenho Universal. O novo recurso foi aplicado em dinâmica de sala de aula durante o processo de ensino/aprendizagem, obtendo benefícios no suporte instrumental docente, na ação didática do professor de Ciências e no processo de aprendizagem de estudantes cegos e com baixa visão, removendo as barreiras de acesso ao currículo comum, fomentando ainda mais a possibilidade de uma educação realmente inclusiva.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4879367988309175pt_BR
dc.contributor.advisor1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677353483407898pt_BR
dc.contributor.referee1Hussein, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva-
dc.contributor.referee2Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee3Ross, Paulo Ricardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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