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Título: Entre tramas de teorias feministas em tecnologia e sociedade para enunciados de refiguração materializada na IHC brasileira
Título(s) alternativo(s): Between weft of feminist theories in technology and society for materializing refigurations statements in the brazilian HCI
Autor(es): Castelini, Pricila
Orientador(es): Amaral, Marilia Abrahão
Palavras-chave: Feminismo e ciência
Análise do discurso
Interação humano-computador
Arte narrativa
Computação - História - Mulheres
Pedagogia crítica
Educação - Aspectos sociais
Tecnologia
Feminism and science
Discourse analysis
Human-computer interaction
Narrative art
Computer science - History - Women
Critical pedagogy
Education - Social aspects
Tecnology
Data do documento: 23-Fev-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASTELINI, Pricila. Entre tramas de teorias feministas em tecnologia e sociedade para enunciados de refiguração materializada na IHC brasileira. 2022. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Ao olhar para a história da computação de longe se vê a predominância masculina, branca e heteronormativa. Essa predominância fez (e ainda faz) parte da representação imaginária dos sujeitos dominantes na sociedade. Ao se aproximar da computação, a imagem é diferente: vê-se que as mulheres contribuíram para sua idealização, embora essa história não é a mais conhecida. Ao mencionar sobre narrativas de mulheres cabe a reflexão sobre que mulheres são essas? São diversas e suas participações permeiam múltiplas opressões em relação a raça e etnia, classe social, gênero e deficiência. No entanto, estas narrativas excedem o campo da computação, fazem parte da sociedade, da cultura e principalmente da história. O olhar da tese é para a área de computação, mas ela não está isolada da sociedade e é fundamental reconhecer o que a rodeia como parte desse caminho. A tese está no campo de estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Há, no campo, diversos entendimentos, seja pela abordagem cultural, ambiental, econômica, na qual a apropriação foi a partir da teoria feminista. Em feminismos, entende-se que há também diferentes apropriações, a abordagem entrelaçada é compreender os conceitos: saberes situados, objetividade corporificada e refiguração materializada de Donna Haraway, gendrada de Judy Wajcman e pedagogia engajada de bell hooks. O objetivo geral é analisar enunciados da IHC brasileira na interação com conceitos de teóricas feministas em CTS. Entende-se enunciados como um conjunto de materialidades discursivas: documentos, publicações em eventos e falas (orais ou escritas). Para isso, foram identificadas as concepções sobre educação em computação nas publicações do Workshop sobre Educação em Interação Humano-Computador (WEIHC) (2010-2016). Foram analisadas quais as propostas e ações sobre feminismos no evento Women in Information Technology (WIT) (2016-2021). Foram reconhecidas as propostas de educação crítica em terceira onda de IHC identificando os padrões da educação em IHC brasileira. Por fim, foi composto um painel teórico e crítico a partir das propostas humanistas de terceira onda de IHC e com a abordagem feminista em CTS. Também foram realizadas duas oficinas com estudantes da área de computação para pensar uma educação crítica na IHC brasileira. Os resultados da pesquisa demonstram estruturas dominantes e relações de poder na computação, na IHC brasileira e na sociedade que não incorporam críticas sociais e culturais na formação de profissionais da área de computação preocupados e preocupadas com a tecnologia e as questões da sociedade.
Abstract: Looking at the Computer Science history from afar one sees the male, white and heteronormative predominance. This predominance was (and still is) part of the imaginary representation of the dominant subjects in society. Bringing closer to Computer Science, the image is different: one see that women contributed to its idealization, although this story is not the most well known. We mention women’s narratives, but which ones are these? They are diverse and their participation permeates multiple oppressions concerning race and ethnicity, social class, gender and disability. Nevertheless, those narratives exceed the Computer Science field; they are part of society, culture, and especially history. The doctoral dissertation is in the Science, Technology and Society (STS) studies. It enlights several understandings either by the cultural, environmental, economic approach, in which we appropriate the feminist viewpoint theory. We understood feminisms in different appropriations. Our approach is to understand the concepts: situated knowledge, embodied objectivity, and materializing refiguration by Donna Haraway, gendered by Judy Wajcman, and engaged pedagogy by bell hooks. The main objective is to analyze Brazilian HCI statements in interaction with feminist theorists in STS. We understood statements as a set of discursive materialities: documents, events, publications, and speeches (oral or written). We identified the conceptions about Computer Science education in the Workshop on Teaching HCI (WEIHC) (2010-2016) publications. We analyzed the proposals and actions on feminisms in the Women in Information Technology (WIT) (2016-2021) event. We recognized the proposals of critical education in third-wave HCI to identify the patterns in Brazilian HCI education. Finally, we produce a theoretical and critical panel from the humanistic third-wave HCI proposals with the feminist STS studies. We also did two workshops with Computer Science students to think about a critical education in Brazilian HCI. The research results demonstrate dominant structures and power relations in Computer Science, in Brazilian HCI, and in society that do not incorporate social and cultural critiques in the computing professionals’ education concerned with technology and society issues.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/27904
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